Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19928
Tipo: Dissertação
Título: A política de governança pública aplicada aos processos seletivos de pós-graduação da UFPB
Autor(es): Souza, Rosandro Barros da Silva
Primeiro Orientador: Castro Neto, Mariano
Resumo: A presente pesquisa analisa como a política de governança pública pode ser aplicada aos processos seletivos de ingresso, de mestrado e doutorado, dos Programas de Pós-Graduação da UFPB, de modo a possibilitar avanços em termos de gestão, compliance, transparência e ética na universidade. Essa proposta sinaliza uma tentativa de resolução de problemas relacionados à gestão universitária com base no Decreto nº 9.203, de 2017, que dispõe sobre a Política de Governança da Administração Pública Federal. Dessa forma, o referencial teórico está fundamentado nas diretrizes dos concursos públicos para um Estado Democrático de Direito e nos conceitos sobre a Governança Pública no âmbito das Universidades Federais do Brasil. Com efeito, esta pesquisa se insere na abordagem qualitativa de natureza documental e aplicada. A análise dos dados indicou que, de forma geral, os processos seletivos da UFPB demonstram um progresso na estrutura de governança pública, contudo sua sistemática ainda carece de normatização, simplificação e definição de responsabilidades, além de estimulo da alta administração para a incorporação de uma cultura de gestão pautada no interesse público como instrumento pedagógico. Desse modo, foi possível concluir que muitos dos questionamentos enfrentados pela UFPB no contexto de processos seletivos de Programas de Pós-Graduação poderiam ser evitados com a implementação efetiva da política de governança pública descrita no Decreto nº 9.203, notadamente quando em conjunto com melhorias em aspectos como gestão de riscos, compliance, desburocratização e melhoria regulatória.
Abstract: This present research examines how public governance politics can be applied to the selection processes for admission, master's and doctoral degrees, at UFPB PostGraduate Programs, in order to allow advances in terms of management, compliance, standards and ethics at the university. This proposal signals an attempt to solve problems related to university management based on Decree Nº. 9,203, of 2017, which displays information on the Governance Policy of the Federal Public Administration. Thus, the theoretical framework is based on the guidelines of public tenders for the Democratic State of Law and on the concepts of Public Governance within the scope of Federal Universities in Brazil. In effect, this research includes a qualitative approach of documentary and applied nature. An analysis of the data indicates that, in general, the selection processes at UFPB demonstrate progress in the public governance structure, in its systematics still in compliance with standardization, simplification and definition of rules, in addition to stimulating senior management to incorporate a management culture based on the public interest as a pedagogical tool. Thus, it was possible to conclude that many of the questions faced by UFPB in the context of Selective Postgraduate Program Processes could be avoided with the effective implementation of the public governance policy described in Decree nº 9.203, notably when together with improvements in aspects such as risk management, compliance, debureaucratization and regulatory improvement.
Palavras-chave: Universidade
Governança pública
Processos seletivos de pós-graduação
University
Public governance
Selection processes
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19928
Data do documento: 28-Fev-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RosandroBarrosDaSilvaSouza_Dissert.pdf1,74 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons