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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19965| Tipo: | TCC |
| Título: | Concepção dos professores de química sobre a utilização das tecnologias da informação e comunicação em sala de aula. |
| Autor(es): | Nascimento, Renato do |
| Primeiro Orientador: | Santos, Maria Betania Hermenegildo dos |
| Resumo: | A utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) tem se apresentado como um forte recurso de apoio ao ensino, contribuindo efetivamente para a construção do conhecimento. Porém, a sua utilização para fins didáticos, deve ser feita de forma consciente. Apesar de sua expansão, percebe-se algumas dificuldades a serem enfrentadas na utilização de tais tecnologias, como a falta de material, infraestrutura, condições socioeconômicas e a ausência de capacitação dos professores. Neste contexto, o objetivo deste trabalho foi avaliar qual a concepção dos docentes que ministram a disciplina de Química em escolas públicas e privadas sobre a utilização das TIC’s no processo ensino-aprendizagem. Esta pesquisa foi desenvolvida em quatro escolas, na cidade de Areia-PB, situada na microrregião do Brejo Paraibano, sendo duas públicas da rede estadual de ensino e duas escolas particulares, tendo como sujeitos da pesquisa nove (09) professores (as) que atuam no Ensino Médio ministrando a disciplina de Química. A pesquisa se caracteriza como um estudo de caso com uma abordagem Qualitativa/Quantitativa. Como instrumento de coleta dos dados foi utilizado um questionário semiestruturado, compostos de perguntas objetivas e subjetivas. Baseado nos resultados obtidos pode-se perceber que apenas a metade dos sujeitos da pesquisa é formado em Licenciatura em Química, dois ainda são graduandos em Química e um é formado em física, somente este último possui mestrado, porém na área de sua formação. Metade dos docentes das escolas públicas afirmaram ter recebido algum tipo de instrução na graduação direcionada para a utilização das TIC’s em sala; este percentual chegou a 100% nas escolas privadas. Dentre todos os docentes apenas um da escola pública afirma ter participado de algum tipo de formação continuada para utilização das TIC’s em sala de aula durante o tempo que atua na escola, mas todos os docentes das escolas públicas se sentem capacitados para utilizar as TIC’s em suas aulas e nas escolas privadas somente metade relata estar preparado. A maioria dos docentes participantes da pesquisa afirmou que utilizam as TIC’s na preparação e execução de suas aulas, dentre essas as mais citadas foram o computador, data show, vídeos educativos e sites de busca. Nenhum docente utiliza os softwares educativos em suas aulas e apenas um afirma utilizar o aplicativo para smartphone. Todos os docentes, sejam das escolas públicas ou privadas, concordam que a utilização das TIC’s nas aulas de química auxilia no processo ensinoaprendizagem e são capazes de despertar o interesse dos alunos pela disciplina, bem como melhorar a percepção destes com relação à importância dessa disciplina para a sociedade. |
| Abstract: | The use of Information and Communication Technologies (ICTs) has stood out as a strong tool in the teaching support, effectively contributing to the construction of knowledge. However, despite its expansion, in the context of education, there are still some challenges to be faced regarding the use of these technologies, such as lack of material, infrastructure, socioeconomic conditions and the absence of teacher training. Therefore, the objective of this work was to evaluate the conception of teachers fo the Chemistry subject, in public and private schools, on the use of ICTs in the teaching-learning process. This research was carried out in four schools in the city of Areia-PB, micro-region of the Brejo Paraibano, two of them are public schools and two private, with nine (09) teachers working in high school as participants. The research is characterized as a case study with a Qualitative/Quantitative approach. For data acquisition, a semi-structured questionnaire was used, composed of objective and subjective questions. Based on the results, it was possible to observe that only half of the participants are graduated in Chemistry, two are still graduating in Chemistry, one is graduated in Physics and only the latter has a Master's degree, but in the area of his graduation. Half of the public-school teachers said they had received some type of instruction directed to the use of ICTs in the classroom; in private schools, the result was 100%. Among all the teachers, only one from the public school informed that participated in some type of continuing training for the use of ICTs in the classroom during their time in school, however, all teachers in public schools feel empowered to use ICTs in their class. In private schools only half reported as being prepared to use ICTs. Most of the teachers that participated in the research mentioned that they use ICT’s in the preparation and execution of their classes. Among these, the most cited were computers, projectors, educational videos and research websites. No teacher uses educational software in their classes and only one mentioned to use the smartphone application. All teachers, whether from public or private schools, agree that the use of ICTs in chemistry classes helps the teaching-learning process and is able to stimulate the interest of the students in the subject, as well as improve their perception about the importance of the subject to society. |
| Palavras-chave: | Química. Docente. Ensino de Química. TIC’s. Ensino e Aprendizagem. |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Química e Física |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19965 |
| Data do documento: | 25-Fev-2018 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Química - CCA |
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