Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19972
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMaranhão, Lara Corrêa-
dc.date.accessioned2021-05-03T19:34:50Z-
dc.date.available2021-05-03-
dc.date.available2021-05-03T19:34:50Z-
dc.date.issued2018-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/19972-
dc.description.abstractThe School Board is an important instrument of democratic and participative management in a school, and can contribute to the decision making process, since it can assume deliberative, consultative, fiscal and mobilizing powers. The purpose of this study was to understand the participation of the Council in school management, as well as to verify the role played by this council in the construction of democratic school management by investigating how the School Council is organized in the public school researched and identify the performance of the same in such a school when analyzing their role and contribution to the investigated school. Methodologically, a qualitative exploratory research of the Case Study type was developed, using the Documentary Analysis, having as main sources of analysis the Political Pedagogical Project of said school, minutes of the meetings of School Council and the Internal Regulation of the same, as well as a questionnaire applied between the members of the Board with dissertation questions in order to allow a parallel between the official documents and the data obtained during the research. The present work is organized in its 1st chapter deals with education and its objectives from the perspective of Brazilian legislation and what is democratic management. In the second chapter, he discusses the instruments of democratic management, such as the School Council and the Pedagogical Political Project (PPP), what are their attributions and contributions to democratic management. Later we present the data obtained through our research, which we dialogue with the referential thinkers of our search.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-05-03T19:34:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCM03052021.pdf: 455193 bytes, checksum: 9cda823e2caf81e51acf939cb2d5ab78 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-03T19:34:50Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) LCM03052021.pdf: 455193 bytes, checksum: 9cda823e2caf81e51acf939cb2d5ab78 (MD5) Previous issue date: 2018-06en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConselho escolarpt_BR
dc.subjectGestão democráticapt_BR
dc.subjectParticipação escolarpt_BR
dc.titleConselho escolar como instrumento democráticopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Rocha, Nathália Fernandes Egito-
dc.description.resumoO Conselho Escolar é um importante instrumento de gestão democrática e participativa em uma escola, podendo contribuir para o processo de tomada de decisões, uma vez que pode assumir competências deliberativas, consultivas, fiscais e mobilizadoras. O presente trabalho, partindo deste pressuposto teve por objetivo compreender a participação do Conselho na gestão escolar, assim como verificar o papel desempenhado por este conselho na construção da gestão democrática escolar ao investigar como o Conselho Escolar está organizado na escola pública pesquisada e identificar a atuação do mesmo em tal escola ao analisar seu papel e contribuição para a escola investigada. Metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa exploratória do tipo Estudo de Caso, utilizando-se da Análise Documental, tendo como principais fontes de análise o Projeto Político Pedagógico da referida escola, atas das reuniões de Conselho Escolar e o Regimento Interno da mesma, assim como um questionário aplicado entre os membros do Conselho com questões dissertativas de forma a possibilitar um paralelo entre os documentos oficiais e os dados obtidos durante a realização da pesquisa. O presente trabalho está organizado em seu 1º capítulo trata da educação e seus objetivos sob a perspectiva da legislação brasileira e o que é a gestão democrática. No 2º capítulo aborda os instrumentos da gestão democrática como o Conselho Escolar e o Projeto Politico Pedagógico (PPP), quais suas atribuições e contribuições para uma gestão democrática Posteriormente apresentamos os dados obtidos através de nossa pesquisa, os quais dialogamos com os pensadores referenciais de nossa pesquisa.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LCM03052021.pdf444,52 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons