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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20013| Tipo: | Tese |
| Título: | Educação linguística e formação de professores de línguas crítico-reflexivos: uma análise dos discursos de licenciandos do curso de letras da UEVA |
| Autor(es): | Lins Júnior, José Raymundo Figueiredo |
| Primeiro Orientador: | Escalante, María del Pilar Roca |
| Primeiro Coorientador: | Bagno, Marcos Araújo |
| Resumo: | A pesquisa tem por objetivo analisar a formação docente dos professores de línguas para um projeto de educação linguística na educação básica. Trata-se de um estudo em Linguística Aplicada, que se fundamenta na relação entre língua e ensino, a partir do desenvolvimento da consciência linguística como saber profissionalizante. O estudo, de abordagem interpretativista, apresenta um corpus constituído por discursos de estudantes no final da graduação em Letras da Universidade Estadual Vale do Acaraú, analisado a partir do sistema de transitividade da gramática sistêmico funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004). As discussões fundamentam-se nos ideologemas (DEL VALLE, 2010) identificados no Projeto Político Pedagógico do curso de Letras da UEVA, na necessidade de uma formação docente voltada para o projeto de educação linguística na educação básica (BAGNO; RANGEL, 2005) e nas perspectivas da sociolinguística educacional (BORTONI-RICARDO, 2005) para o ensino de línguas. Defendo que a consciência linguística dos professores em formação é um saber profissionalizante, que se manifesta através de posicionamentos crítico-reflexivos sobre linguagem, língua, gramática, bem como a relação destes conhecimentos com o ensino de línguas, representados pelas escolhas lexicogramaticais de seus enunciadores, sendo estas escolhas influenciadas pelas orientações curriculares e práticas docentes dos professores em formação. |
| Abstract: | The research aims to analyze the teacher training of language teachers for a project
of language education in basic education. This is a study in Applied Linguistics, which
is based on the relationship between linguistic knowledge and language teaching, as
the process of developing language awareness. The study, with an interpretative
approach, presents a corpus of students' speeches, at their last semesters in the
Course of Letters, at Universidade Estadual Vale do Acaraú. The discourse analysis
is based on the transitivity system of Systemic-Functional Grammar (HALLIDAY and
MATTHIESSEN, 2004) and related to the ideologemas (DEL VALLE, 2010) identified
in the Political Educational Project of the UEVA Letters course, stating the need of
attention for the linguistic education project in basic education (BAGNO; RANGEL,
2005) through the perspectives of educational sociolinguistics (BORTONI-RICARDO,
2005) for language teaching. Finally, I state that the language awareness of the
language teachers is a professional knowledge, which is manifested through critical reflexive positions on language and grammar, as well as the relation of this knowledge
with the teaching of languages, represented by speakers’ lexicogrammatical choices
influenced by the curricular guidelines and teaching practices of the teachers in
training. RESUMEN La investigación tiene por objetivo analizar la formación docente de los profesores de lenguas para la realización de un proyecto de educación lingüística en la educación básica. Se trata de un estudio en Lingüística Aplicada, que se fundamenta en la relación entre lengua y enseñanza, a partir del desarrollo de la conciencia lingüística como saber profesionalizante. El estudio, de abordaje interpretativista, presenta un corpus constituido por discursos de estudiantes al final de la graduación en Letras de la Universidade Estadual Vale do Acaraú (UEVA), analizado de acuerdo al sistema de transitividad de la Gramática Sistémico-Funcional (HALLIDAY, MATTHIESSEN, 2004). Los ideologemas (DEL VALLE, 2010) encontrados en el Proyecto Político Pedagógico del curso de Letras de la UEVA ponen de manifesto la necesidad de llevarse a cabo una formación docente que adopte la perspectiva socioligüística educativa de Bortoni-Ricardo (2005) para la enseñanza de lenguas orientada según la propuesta de Bagno y Rangel (2005) para la educación básica. Se defende aquí que la conciencia lingüística de los profesores en formación es un saber profesionalizante, que se manifiesta a través de posturas crítico-reflexivas sobre el lenguaje, la lengua y la gramática, así como em la interrelación de estos conocimientos con la enseñanza de lenguas, representados a su vez por las elecciones léxico gramaticales de sus enunciadores, siendo estas elecciones influídas por las orientaciones curriculares y las prácticas docentes de los profesores en formación. |
| Palavras-chave: | Educação linguística Formação docente Professores crítico-reflexivos Educación lingüística Formación docente Linguistic education Teacher training Critically reflexive practitioner |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20013 |
| Data do documento: | 14-Ago-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
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