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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20051
Tipo: | Tese |
Título: | Diálogos entre política/regime de informação e as competencias em informação dos bibliotecários do Sistema de Biblioteca da Universidade Eduardo Mondlane (SIBUEM) ‒ Moçambique |
Autor(es): | Munguambe, Rosa Manuela Teixeira Pinto |
Primeiro Orientador: | Freire, Gustavo Henrique de Araújo |
Resumo: | O desenvolvimento das competências em informação do bibliotecário tem demonstrado ser uma das ferramentas que auxilia na satisfação das reais necessidades dos usuários num regime de informação de biblioteca, regido por políticas de informação direcionadas as ações de informação. Entretanto, várias têm sido as abordagens em torno de competências em informação, mas é quase inexistente a discussão da interdependência desta com as políticas de informação do regime de informação na qual fazem parte as ações de informação a serem praticadas com competências em informação. Com o intuito de estabelecer um diálogo entre a política e regime de informação e a competência em informação desenvolveu-se a presente pesquisa com o objetivo geral de analisar as competências em informação dos bibliotecários da biblioteca da Universidade Eduardo Mondlane – BCE - na perspectiva da política e do regime de informação. Para a discussão foram traçados os objetivos específicos que se centraram em primeiro lugar na apresentação das políticas de informação em Moçambique tanto do Governo, assim como da UEM e das normas da BCE; tendo seguido o mapeamento do regime de informação da BCE. A partir destes identificaram-se as ações de informação dos bibliotecários da BCE dentro do regime de informação vigente com vista a desenvolver as competências em informação necessárias para o exercício de suas atividades bibliotecárias e identificadas as competências dos bibliotecários. Com estes elementos propôs-se um modelo para a criação de uma política de informação para o desenvolvimento de competências em informação adequadas ao contexto dos bibliotecários em estudo. Para a consolidação das ideias e discussões sobre a literatura que versam sobre os objetivos específicos desta pesquisa seguiu-se uma metodologia de carácter descritiva ou explicativa (causal), com uma estratégia integrada de investigação, assente na conjugação articulada das abordagens de natureza qualitativa e quantitativa, para uma melhor compreensão do problema sobre a competência em informação na Biblioteca e alargar a base de sustentação das conclusões a tirar depois da análise dos dados recolhidos e comparados. Não somente a necessidade de ações de informação adequadas e geridas pelas políticas de informação, mas também a pesquisa revelou que a competência em informação dos funcionários da BCE está longe de ser alcançado se não se observarem as políticas de informação para o regime de informação de biblioteca. As ações de informação por si só não podem ser realizadas com eficiência se os artefatos não fizerem parte do elemento principal das normas reguladoras macro, que ditem e fazem cumprir a forma de vida do conjunto. Deixaram perceptíveis as razões pelas quais as atividades da Biblioteca enfrentarem constrangimentos para o alcance a eficácia na satisfação das necessidades do usuário. Portanto é fundamental a formulação de um instrumento legislativo que assegure a realização do ciclo de produção da informação com a eficiência e eficácia no regime de informação tendo em conta a capacitação constante dos atores de informação em competências em informação. Isto é, assegurar a interligação e dependência de estes elementos no processo de produção. |
Abstract: | The development of librarian information skills has shown to be one of the tools that assist in the satisfaction of the real needs of the users in a library information system, governed by information policies directed to the information actions. However, there have been several approaches to information skills, but there is almost no discussion on the information's interdependence with the information policies of the information system of which the information actions to be practiced with information skills are part. In order to establish a dialogue between information policy and information system and information skills, the present research was developed with the overall objective of analyzing the information skills of librarians from Eduardo Mondlane University library - BCE - from an information policy and system. For the discussion, specific objectives that focused firstly on the presentation of the information policies in Mozambique both from the Government, as well as from EMU (Eduardo Mondlane University) and the BCE rules were drawn up; having followed the mapping of the ECB's information system. From the objectives, information actions of the BCE's librarians were identified within the current information system in order to develop the information skills necessary for the exercise of their librarian activities and to identify the skills of the librarians. With these elements a model was proposed for the creation of an information policy for the development of skills in information appropriate to the context of the librarians under study. For the consolidation of the ideas and discussions on the literature that deal with the specific objectives of this research, a descriptive or explanatory (causal) methodology was used, with an integrated research strategy, based on the articulated combination of qualitative and quantitative approaches to better understand the problem of information skills in the Library and to broaden the basis for the conclusions to be drawn from the analysis of the data collected and compared. Not only the need for appropriate information actions managed by information policies, but also research has shown that the information skills of ECB staff is far from being achieved if the information policies for the library information system not followed. Information actions alone cannot be efficiently performed if the artefacts are not part of the main element of the macro regulatory norms that dictate and enforce the set's life form. They have made noticeable the reasons why Library activities face constraints to achieve efficiency in meeting user needs. Therefore, it is fundamental to formulate a legislative instrument that ensures the accomplishment of the information production cycle with the efficiency and effectiveness in the information system taking into account the constant training of the information players in information skills. That is, to ensure the interconnection and dependence of these elements in the production process. |
Palavras-chave: | Competências em informação Habilidade Política de informação Regime de informação Universidade pública Ética profissional Information skills Ability Information policy Information system State-owned university Professional ethics |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciência da Informação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
Tipo de Acesso: | Acesso embargado |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20051 |
Data do documento: | 28-Mar-2019 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação |
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