Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSegundo, Miguel Eugenio Barbosa-
dc.date.accessioned2021-05-21T13:25:47Z-
dc.date.available2019-10-07-
dc.date.available2021-05-21T13:25:47Z-
dc.date.issued2019-09-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20061-
dc.description.abstractThis work investigates as possibilities of a scenic composition from the ethnographic method, realizing how the expositions, between the languages and the areas that make this production a hybrid structure. Realizing as transformations in the late twentieth and early twenty-first centuries, it is possible to register processes that enhance an exchange between arts languages and knowledge areas. In the artistic languages, with performance of the exhibition in the 70s, a way of thinking and doing theater was reconfigured and with it incorporated new signs that changed theatrical art to a hybrid construction proposal. Similarly exchanges between the areas of knowledge that take as Anthropology-Dance, a proposal that has already been initiated. I propose a path of scientific composition, theater, performance and dance, from the ethnographic method. In his mode, compose or try “Passa na Feira?” as an analysis proposal for the compositing process. Recognizing its potentialities and possible adjustments for further investigations with such proposal.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Susiquine Silva (biblioteca@ccta.ufpb.br) on 2021-05-21T13:25:47Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MEBS07102019.pdf: 1946174 bytes, checksum: 49b1f93d16a0aa67dbcf2a2271a7ba8f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-21T13:25:47Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MEBS07102019.pdf: 1946174 bytes, checksum: 49b1f93d16a0aa67dbcf2a2271a7ba8f (MD5) Previous issue date: 2019-09-30en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtes Cênicaspt_BR
dc.subjectEtnografiapt_BR
dc.subjectComposição Cênicapt_BR
dc.subjectTeatro e Dançapt_BR
dc.titlePoéticas e composições híbridas: proposições entre antropologia e as artes da cena.pt_BR
dc.title.alternativePoetics and hybrid compositions: propositions between anthropology and the performing arts.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Victor Hugo Neves de-
dc.description.resumoO trabalho busca investigar as possibilidades de uma composição cênica a partir do método etnográfico, percebendo as sobreposições existentes entre linguagens e áreas que tornam essa produção uma estrutura híbrida. Percebendo as transformações no final do século XX e no início do século XXI, é possível reconhecer estruturas que potencializaram um intercambio entre linguagens das artes e entre áreas do conhecimento. Nas linguagens artísticas, com o advento da performance nos anos 70, a forma de pensar e fazer teatro se reconfigurou e, com isso, incorporou novos signos que deslocaram a arte teatral para uma proposição híbrida de construção. Da mesma forma intercâmbios entre áreas do conhecimento aconteceram, como entre a antropologia e a dança, o que suscitou em modelos de sobreposição como a Antropologia-Dança, uma proposição que já nasce híbrida. Proponho um caminho de composição cênica, entre teatro, performance e dança, a partir do método etnográfico. Deste modo, componho o experimento cênico “Passa na feira?” como proposta de análise para tal processo de composição. Reconhecendo suas potencialidades e possíveis ajustes para novas investigações com tal proposição.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentArtes Cênicaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.relation.referencesBERNARDO, Julio. Dias de feira. São Paulo: Companhia das Letras, 2014. 190 p. BONFITTO, Matteo. Entre o Ator e o Performer. São Paulo: Perspectiva, 2013. CLIFFORD, James. A Experiência Etnográfica: Antropologia e Literatura no Século XX. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2008. COHEN, Renato. Performance como Linguagem. 2ª edição. São Paulo: Perspectiva, 2007. DANTAS, Giovana. Memória da pele. 2007. Disponível em:<http://www.giovanadantas.com.br/artigos/MemoriadaPele-ArtigoANPAP2007.pdf>Acesso em: 03 ago. 2019, 21:42:57 DAWSEY, Jong; MULLER, Regina; HIKIJI, Rose; MONTEIRO, Mariana. Antropologia e Performance: ensaios napedra. São Paulo: Terceiro Nome, 2013. FÉRAL, Josette. Além dos limites: teoria e prática do teatro. Tradução: J. Guinsburg ... [et al.]. São Paulo: Perspectiva, 2015. FORTIN, Sylvie. CONTRIBUIÇÕES POSSÍVEIS DA ETNOGRAFIA E DA AUTOETNOGRAFIA PARA A PESQUISA NA PRÁTICA ARTÍSTICA. Revista Cena, n.7, 2009. FOSTER, Hal. O retorno do real: A vanguarda no final do seculo XX. São Paulo: Unu Editora, 224 p., 2017. GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 1989. GONÇALVES, A. O; ABDALA, M. C. “Na banca do ‘seu’ Pedro é tudo mais gostoso”: pessoalidade e sociabilidade na feira-livre. São Paulo: Revista do núcleo de antropologiaurbana da USP, 2013. FRATAGNOLI, Federica. O hibridismo e o Corpo Dançante: um estudo sobre criações na cena contemporânea anglo-saxã. Rev. Bras. Estud. Presença, Porto Alegre, v. 4, n.3, p. 486-508, set./dez. 2014. JACOBS, Daiane. SMOKED LOVE: Estudos sobre performance e dramaturgia do ator contemporâneo. Dissertação (Dissertação em Teatro) – UDESC. Florianópolis, p. 129. 2010 KINAS, Fernando. O gosto pelo real no teatro contemporâneo. Sala Preta, v. 13, n. 2, p. 144-154, 20 dez. 2013. LEHMANN, Hans-Thies. Teatro pós-dramático. Tradução Pedro Süssekind. São Paulo: Cosac Naify, 2007. LEITE, Janaina. Autoescrituras performativas. Ed. 1. São Paulo: Perspectiva: Fapesp, 2017. OLIVEIRA, Victor, H. n. Dançando com Gonçalo: uma abordagem de antropologia-dança. Tese (Tese em Ciências Sociais) – UERJ. Rio de Janeiro, p.303, 2016. PASTRO, I. I; GOMES, M. C; GODOY, W. I. É dia de feira. 2003, Brasília. Anais... Brasília: UEM/UEL/UnB, 2003, p. 71-84. PICON-VALLIN, B.; VELOSO, B.; OLIVEIRA, C. A. Teatro híbrido, estilhaçado e múltiplo: um enfoque pedagógico. Sala Preta, v. 11, n. 1, p. 193-211, 21 dez. 2011. ROCHA, Ana. L. C; ECKERT, Cornelia. Etnografia: saberes e práticas. Revista Iluminuras, v. 9, n. 21. 2008. SANTOS, Aura. O ator na cena contemporânea: corpo, imagem e ação. Dissertação (Dissertação em Artes Cênicas) – USP. São Paulo, p. 107. 2010. SATO, Leny. Feira livre: organização, trabalho e sociedade. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012. 240 p. SCHECHNER, Richard. Performance e Antropologia de Richard Schechner. Org. Zeca Ligiéro. Rio de Janeiro: Mauad X, 2012. SEGAUD, Marion. Antropologia do espaço: habitar, fundar, distribuir, transformar. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2016. SILVA, Keila. UMA COMPREENSÃO SOBRE O CORPO NO TEATRO PÓSDRAMÁTICO: O CORPO HÍBRIDO. Cadernos do LINCC – Linguagens da Cena Contemporânea, v. 2, n. 2, p. 48-59, 11. 2008 SOLER, M. O campo do teatro documentário. Sala Preta, v. 13, n. 2, p. 130-143, 15 dez. 2013. STELZER, A. Salina: o ator etnógrafo na cena contemporânea. ouvirOUver, v. 11, n. 2, p. 514-523, 31 dez. 2015. URIARTE, Urpi, M. O QUE É FAZER ETNOGRAFIA PARA OS ANTROPÓLOGOS. Resvista Ponto Urbe, n. 11. 2012. VEDANA, Viviane. Mercados de rua e ambiência de fruição estética: estudos de etnografia de rua. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2013, p.147-172.pt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATROpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEBS07102019.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons