Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20061
Tipo: TCC
Título: Poéticas e composições híbridas: proposições entre antropologia e as artes da cena.
Título(s) alternativo(s): Poetics and hybrid compositions: propositions between anthropology and the performing arts.
Autor(es): Segundo, Miguel Eugenio Barbosa
Primeiro Orientador: Oliveira, Victor Hugo Neves de
Resumo: O trabalho busca investigar as possibilidades de uma composição cênica a partir do método etnográfico, percebendo as sobreposições existentes entre linguagens e áreas que tornam essa produção uma estrutura híbrida. Percebendo as transformações no final do século XX e no início do século XXI, é possível reconhecer estruturas que potencializaram um intercambio entre linguagens das artes e entre áreas do conhecimento. Nas linguagens artísticas, com o advento da performance nos anos 70, a forma de pensar e fazer teatro se reconfigurou e, com isso, incorporou novos signos que deslocaram a arte teatral para uma proposição híbrida de construção. Da mesma forma intercâmbios entre áreas do conhecimento aconteceram, como entre a antropologia e a dança, o que suscitou em modelos de sobreposição como a Antropologia-Dança, uma proposição que já nasce híbrida. Proponho um caminho de composição cênica, entre teatro, performance e dança, a partir do método etnográfico. Deste modo, componho o experimento cênico “Passa na feira?” como proposta de análise para tal processo de composição. Reconhecendo suas potencialidades e possíveis ajustes para novas investigações com tal proposição.
Abstract: This work investigates as possibilities of a scenic composition from the ethnographic method, realizing how the expositions, between the languages and the areas that make this production a hybrid structure. Realizing as transformations in the late twentieth and early twenty-first centuries, it is possible to register processes that enhance an exchange between arts languages and knowledge areas. In the artistic languages, with performance of the exhibition in the 70s, a way of thinking and doing theater was reconfigured and with it incorporated new signs that changed theatrical art to a hybrid construction proposal. Similarly exchanges between the areas of knowledge that take as Anthropology-Dance, a proposal that has already been initiated. I propose a path of scientific composition, theater, performance and dance, from the ethnographic method. In his mode, compose or try “Passa na Feira?” as an analysis proposal for the compositing process. Recognizing its potentialities and possible adjustments for further investigations with such proposal.
Palavras-chave: Artes Cênicas
Etnografia
Composição Cênica
Teatro e Dança
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20061
Data do documento: 30-Set-2019
Aparece nas coleções:TCC - Teatro (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MEBS07102019.pdf1,9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons