Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20068
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Alixandre Soares de-
dc.date.accessioned2021-05-21T17:50:15Z-
dc.date.available2019-04-25-
dc.date.available2021-05-21T17:50:15Z-
dc.date.issued2018-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20068-
dc.description.abstractThe goal of this work is to reflect on the theory of knowledge under the philosopher Blaise Pascal‟s (1623-1662) perspective, and his position on the idea of a universal science of order and measure, which is founded on the exaltation of reason, as the only competency of absolute and secure knowledge. The search for a knowledge entirely outlined by reason is evident in the seventeenth century, i.e., mathesis universalis. Before this time, Blaise Pascal's conception of knowledge, his represents an advance for his time due to his epistemology based on the balance between rational (deductive-logical) knowledge and knowledge related to heart. The reason is not owned exclusively by certainty since the heart gives us immediate access to the first principles and serves as the basis for reason to support its speech. Indeed, one reason is not direct access to these principles (primitive terms such as the notion of time and space), due to being of the order of the feelings (Natural light) and not being able to make absolute affirmations about its nature realizes its limits. The impossibility of absolute and perfect knowledge in Pascal‟s philosophy is a signature of the human condition, which is concealed with greatness and miserableness, disproportionate to a nature and without a fixed point, according to the Cartesian project. Therefore, both reason and heart have their own domain, the heart feels and reason demonstrates. It is worth emphasizing that our research is based on literature review, with the following manuscripts Thoughts (Pensées) and the Geometric Spirit and the Art of Persuading.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by João Henrique Costa (henrique@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-10T22:28:50Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlixandreSoaresDeCarvalho_Dissert.pdf: 808853 bytes, checksum: 25dc7ed0979a525d949bd5ad2a4062a4 (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-21T17:50:15Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlixandreSoaresDeCarvalho_Dissert.pdf: 808853 bytes, checksum: 25dc7ed0979a525d949bd5ad2a4062a4 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-21T17:50:15Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) AlixandreSoaresDeCarvalho_Dissert.pdf: 808853 bytes, checksum: 25dc7ed0979a525d949bd5ad2a4062a4 (MD5) Previous issue date: 2018-07-26en
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectRazãopt_BR
dc.subjectCoraçãopt_BR
dc.subjectCondição humanapt_BR
dc.subjectKnowledgept_BR
dc.subjectReasonpt_BR
dc.subjectHeartpt_BR
dc.subjectHuman conditionpt_BR
dc.titleA teoria do conhecimento na perspectiva de Blaise Pascal: uma crítica à ciência universal da ordem e da medidapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Persch, Sérgio Luís-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0515238387960441pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8831109999062308pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho tem por objetivo refletir sobre a teoria do conhecimento na perspectiva do filósofo Blaise Pascal e sua posição perante a ideia de uma ciência universal da ordem e da medida, fundamentada no enaltecimento da razão, enquanto única faculdade do conhecimento absoluto e seguro. Fica evidente no século XVII a busca de um conhecimento inteiramente dirigido pela razão, ou seja, uma mathesis universalis. A concepção que o filósofo Blaise Pascal (1623-1662) faz do saber é relevante porque representa um avanço para o seu tempo ao fundamentar sua epistemologia no equilíbrio entre conhecimento racional (dedutivo-lógico) e o conhecimento relacionado ao coração (imediato). A razão não tem o monopólio da certeza, pois o coração nos fornece de forma imediata o acesso aos primeiros princípios e serve de base para a razão apoiar o seu discurso. Com efeito, a razão não tendo aceso direto a esses princípios (termos primitivos a exemplo da noção de tempo e espaço) devido ser da ordem dos sentimentos ( Luz Natural) e não podendo fazer afirmações absolutas sobre sua natureza se dá conta de seus limites. Esta pesquisa nos mostra que a impossibilidade de um conhecimento absoluto e perfeito na filosofia pascaliana é uma marca da condição humana, que por sua vez, é revestida de grandeza e miserabilidade, desproporcional perante a natureza e sem um ponto fixo, conforme o projeto cartesiano. Por isso, tanto a razão quanto o coração tem o seu domínio, o coração sente e a razão demonstra. Vale salientar, que nossa pesquisa se baseia em investigação bibliográfica, na qual foram utilizadas, de modo específico, as obras Pensamentos (Pensées) e Do Espírito Geométrico e da Arte de Persuadir.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFilosofiapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Filosofiapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::FILOSOFIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Filosofia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AlixandreSoaresDeCarvalho_Dissert.pdf789,9 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons