Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2007Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Santos, Augusto César de Holanda | - |
| dc.date.accessioned | 2017-09-08T13:29:50Z | - |
| dc.date.available | 2016-12-13 | - |
| dc.date.available | 2017-09-08T13:29:50Z | - |
| dc.date.issued | 2015-12-10 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2007 | - |
| dc.description.abstract | This course conclusion work aims of arts education in the classroom and the issues surrounding that is produced during class. For this, we use Barbosa contributions, as well as Pereira, Pillar, among others. From this arise dialogue about the importance of the creative process for the formation of the subject, from educational proposals, the appreciation of the culture of each individual and the relationship between teacher and student in an educational context. In this sense, the paper discusses how some theoretical point us his views on art education as an integrated subject in the school curriculum context. Arises, therefore, the issue of building the identity of the student, based on his artistic production in the classroom and in their world views, their experiences in their midst. To illustrate the above issues have an experience report on the trainee condition at the School of Basic Education UFPB, which shows us the importance of practice as research for teacher education in the school context. We conclude that the art education contributes to the critical formation of the subject, as well as contribute to the construction of the identity of each individual. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-08T13:29:50Z No. of bitstreams: 1 ACHS13122016: 1050969 bytes, checksum: bfb6ff63a28e1c3913fb32c4b303b533 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-08T13:29:50Z (GMT). No. of bitstreams: 1 ACHS13122016: 1050969 bytes, checksum: bfb6ff63a28e1c3913fb32c4b303b533 (MD5) Previous issue date: 2015-12-10 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Ensino - arte | pt_BR |
| dc.subject | Sala de aula - artes | pt_BR |
| dc.subject | Identidade | pt_BR |
| dc.title | A importância do ensino de artes na sala de aula: experiência de estágio na escola de educação básica | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Pinheiro, Antônio Carlos | - |
| dc.description.resumo | Este trabalho de conclusão de curso teve como objetivo contribuir para uma análise crítica e assinalar para questões acerca do ensino de artes na sala de aula e o que é produzido durante as mesmas. Para tanto, utilizamos as contribuições de Barbosa (2007), assim como Pereira (2007), Pillar (2007), entre outros. A partir desse referencial teórico surgem diálogos acerca da importância do processo criativo para a formação do sujeito, partindo de propostas pedagógicas, da valorização da cultura de cada indivíduo e da relação entre professor e aluno num âmbito educacional. Nesse sentido, o trabalho aborda concepções sobre arte- educação como disciplina integrada no contexto curricular escolar. A partir disso, surge, portanto, a questão da construção da identidade do aluno, pautada na sua produção artística em sala de aula e nas suas concepções de mundo, suas vivências, de seu meio. Para ilustrar as questões supracitadas temos um relato de experiência na condição de estagiário na Escola de Educação Básica da UFPB, que nos mostra a importância da prática como pesquisa para a formação do professor no contexto escolar. Concluímos assim que a arte-educação contribui para a formação crítica do sujeito, assim como também contribui para a construção da identidade de cada indivíduo. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ACHS13122016 | 1,03 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
