Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2009
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCarvalho, Camilla Sales Rodrigues de-
dc.date.accessioned2017-09-08T15:18:30Z-
dc.date.available2016-08-04-
dc.date.available2017-09-08T15:18:30Z-
dc.date.issued2015-12-10-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2009-
dc.description.abstractThe present work is about the contributions that the use of the playfulness presents for the process of pupils' literacy of the first year of the basic teaching. His biggest objective was it of understanding like the use of the playfulness it can be a pedagogic tool in the first year of the basic teaching, working like agent of socialization and developments of the cognitive, affectionate capacities, motoras and social of the child, besides transforming the process of acquisition of the systems of reading and writing, in something interesting and challenging. So that the playfulness is understood like a pedagogic tool that has as main objectives optimize the educative process and to make it something more pleasurable and motivator. For the development of this work the discussions were carried out bibliographical inquiries with objective of to base theoretically her around the boarded theme, also observations were carried out in classroom of first year of the basic teaching, and it still made use of the application of three pedagogic questionnaires, being that one with the teacher responsible for the group where it forms when the observations, other were carried out with a teacher also of the first year, and a last questionnaire with the advisor of both teachers, with the objective to check the practical-theoretical conscience that same they present on the use of the playfulness. The conclusions obtained to the end of the work reinforced still more the recognition of the importance that the playful activities present for the process of apprenticeship, of way strengthening and stimulating the public reader as for the use of the playfulness in the treatment with the process of childlike literacy, looking so, new perspectives of work that make the apprenticeship of the child rich.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-08T15:18:30Z No. of bitstreams: 1 CSRC04082016: 841544 bytes, checksum: 765de5e47f157066eaae1116ba51c70c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-08T15:18:30Z (GMT). No. of bitstreams: 1 CSRC04082016: 841544 bytes, checksum: 765de5e47f157066eaae1116ba51c70c (MD5) Previous issue date: 2015-12-10en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectAlfabetização infantilpt_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA contribuição do lúdico no processo de alfabetização infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ramos, Isolda Ayres Viana-
dc.description.resumoO presente trabalho versa sobre as contribuições que o uso da ludicidade apresenta para o processo de alfabetização de alunos do primeiro ano do ensino fundamental. Seu objetivo maior foi o de compreender como o uso da ludicidade pode ser ferramenta pedagógica no 1o ano do ensino fundamental, funcionando como agente de socialização e desenvolvimento das capacidades cognitivas, afetivas, motoras e sociais da criança, além de transformar o processo de aquisição dos sistemas de leitura e escrita, em algo interessante e desafiador. De maneira que a ludicidade é entendida como uma ferramenta pedagógica que tem como principais objetivos otimizar o processo educativo e torná-lo algo mais prazeroso e motivador. Para o desenvolvimento deste trabalho foram realizadas pesquisas bibliográficas com objetivo de embasar teoricamente as discussões acerca da temática abordada, também foram realizadas observações em sala de aula de 1o ano do ensino fundamental, e ainda utilizou-se da aplicação de três questionários pedagógicos, sendo que um com a professora responsável pela turma onde foram realizadas as observações, outro com uma professora também do 1o ano, e um último questionário com a orientadora pedagógica de ambas as professoras, com o objetivo de verificar a consciência teórico-prática que as mesmas apresentam sobre o uso da ludicidade. As conclusões obtidas ao final do trabalho reforçaram ainda mais o reconhecimento da importância que as atividades lúdicas apresentam para o processo de aprendizagem, de modo a fortalecer e incentivar o público leitor quanto à utilização da ludicidade no trato com o processo de alfabetização infantil, buscando assim, novas perspectivas de trabalho que enriqueçam o aprendizado da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CSRC04082016821,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.