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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20105| Tipo: | Dissertação |
| Título: | Gestão das práticas acadêmicas no sistema integrado de gestão de atividades acadêmicas por docentes no curso de direito |
| Autor(es): | Costa, Ednaldo Alves |
| Primeiro Orientador: | Diniz, Adriana Valéria Santos |
| Resumo: | A presente pesquisa objetiva analisar a Gestão das Práticas Acadêmicas no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas (SIGAA) por docentes no curso de Direito da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na unidade de Santa Rita, cujo Bacharelado criado em 2009, através do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), tem um corpo docente relativamente novo, mas ainda não qualificado como nativo digital (PALFREY; GASSER, 2011). Trata-se de uma pesquisa educacional, de natureza/abordagem qualitativa, de tipo descritiva e método indutivo de análise, utilizando-se como campo de estudo a graduação em Direito na UFPB em Santa Rita, no período 2018.2, onde trata-se de verificar como questão-chave, quais as contribuições que o SIGAA traz para o processo de gestão pedagógicas das práticas acadêmicas, pesquisando de que forma os docentes estão utilizando os recursos pedagógicos das Turmas Virtuais do sistema SIGAA, um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que gerencia parte das práticas acadêmicas, em um hibridismo (MORAN, 2000; CANCLINI, 2007, 2008) entre o ensino presencial e o Ensino a Distância (EAD), identificando a percepção destes docentes, buscando compreender a forma que estão utilizando, conhecer causas que potencializem ou limitem o seu uso e mapear possíveis contribuições para a Gestão das práticas acadêmicas. Apoia-se em estudos sobre gestão de diversos autores, com destaque para Paro (2005, 2006) e Souza (2016), utilizando-se de algumas ferramentas, como a pesquisa bibliográfica sobre os principais conceitos relacionados a esta temática, a coleta de dados estatísticos da utilização do SIGAA pelos docentes no sistema da UFPB e o relato dos docentes, colhido através de entrevistas com roteiro semiestruturado. No universo de 29 docentes que compunham o Departamento de Ciências Jurídicas (DCJ) e com base nos resultados quantitativos de uso do SIGAA, através das funções de cálculo disponíveis no Excel (mínimo, média e máximo) foi selecionada um grupo de seis docentes do Curso, sendo dois docentes que mais usaram as Turmas Virtuais do SIGAA, dois que menos usaram e dois que estavam na média de utilização, para comporem o grupo a ser entrevistado. Após leituras das entrevistas e definição de categorias, os dados foram tratados através da técnica Grounded Theory ou Teoria Fundamentada nos Dados (TFD), com o objetivo de identificar, desenvolver e relacionar conceitos em uma relação de causa e consequência entre os elementos, para responder aos objetivos propostos, na busca do entendimento das contribuições do SIGAA para o processo de gestão pedagógica das práticas acadêmicas, descrevendo as boas práticas, os elementos que limitem ou potencializem e os principais resultados obtidos, que apontam no sentido da subutilização do sistema pelos docentes, com limitações de ordem pedagógicas, de infraestrutura e de usabilidade do sistema, revelando também grandes possibilidades de uso e de desenvolvimento de novas funções do SIGAA. |
| Abstract: | This research aims to analyze the Management of Academic Practices in the Integrated System of Management of Academic Activities (SIGAA) by professors in the law course of the Federal University of Paraíba (UFPB), in the Santa Rita unit, whose Bachelor degree created in 2009, through the Program to Support Federal University Restructuring and Expansion Plans (REUNI), has a relatively new faculty, but not yet qualified as a digital native (PALFREY; GASSER, 2011). This is an educational research, qualitative approach / nature, descriptive type and inductive method of analysis, using as a field of study the law degree at UFPB, in 2018.2, where it is to verify as a question- key, what are the contributions that SIGAA brings to the pedagogical management process of academic practices, researching how teachers are using the pedagogical resources of SIGAA Virtual Classes, a Virtual Learning Environment (VLE) that manages part of the practices in a hybridism (MORAN, 2000; CANCLINI, 2007, 2008) between classroom teaching and distance learning (ODL), identifying the perception of these teachers, searching for understand the way they are using, to know causes that potentiate or limit the their use and map possible contributions to the management of academic practices. It is based on studies on management by several authors, especially Paro (2005, 2006) and Souza (2016), using some tools, such as bibliographic research on the main concepts related to this theme, data collection. statistics on the use of SIGAA by teachers in the UFPB system and the teachers' report, collected through interviews with a semi-structured script. In the universe of 29 professors that made up the Department of Legal Sciences (DCJ) and based on the quantitative results of the use of SIGAA, through the calculation functions available in Excel (minimum, average and maximum), a group of six teachers from the Course was selected, being two teachers who used the most SIGAA Virtual Classes, two who used less and two that were average use, to compose the group to be interviewed. After reading the interviews and defining the categories, the data were treated using the Grounded Theory technique, in order to identify, develop and relate concepts in a cause and consequence relationship between the elements, to answer to the proposed objectives, searching for understand the contributions of SIGAA to the pedagogical management process of academic practices, describing the good practices, the elements that limit or potentiate and the main results obtained, which point towards underutilization of the system by teachers, with pedagogical, infrastructure and usability limitations of the system, also revealing great possibilities for the use and development of new functions of SIGAA. |
| Palavras-chave: | Direito Ensino superior Gestão pedagógica Informação Tecnologia educacional Law Higher education Pedagogical management Information Educational technology |
| CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Educação |
| Programa: | Mestrado Profissional em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20105 |
| Data do documento: | 12-Dez-2019 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, Gestão e Avaliação da Educação Superior |
Arquivos associados a este item:
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