Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20107
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorPenha, Patrícia Brianne da Costa-
dc.date.accessioned2021-05-24T19:33:32Z-
dc.date.available2020-09-15-
dc.date.available2021-05-24T19:33:32Z-
dc.date.issued2019-09-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20107-
dc.description.abstractThe present work of dissertation is divided in two articles, both with the theme of intervention to the vocal health of the teacher. Article 1 is an integrative review that sought to verify the effectiveness of the speech-language pathology actions in a group focused on vocal health of the teacher. The initial search in the selected databases resulted in 1,944 articles and according to the eligibility criteria, nine studies were included. Based on the analysis of these studies, it was concluded that group speechlanguage actions are effective for quality of life, reducing the vocal and emotional symptoms caused by the multifactorial present in the work context of the teacher. In addition, the practice of group therapy in the school itself allows the creation of a favorable environment for discussion, problem solving and closer ties among teachers, promoting a network of support and shared learning. Article 2 is an interventional, nonrandomized, comparative clinical trial. The objective of this study was to verify the effectiveness of a Vocal Counseling Program in the distance modality for elementary school teachers of the municipal network of João Pessoa-PB. Participants were 41 teachers who were divided into two groups: face-to-face (Control Group = 18) and distance (Experimental Group = 23). The results revealed that the Vocal Counseling Program in the distance modality is effective for increasing vocal health knowledge, reducing the risk for voice disturbance and improving vocal quality. The EAD method is a promising resource for promoting vocal health education for teacherspt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Jeruzalém Silva (jerulima@gmail.com) on 2021-05-15T15:46:06Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PatríciaBrianneDaCostaPenha_Dissert.pdf: 1922737 bytes, checksum: a9b7feecb1b36a36f9d24adf104886fe (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-05-24T19:33:32Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PatríciaBrianneDaCostaPenha_Dissert.pdf: 1922737 bytes, checksum: a9b7feecb1b36a36f9d24adf104886fe (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-05-24T19:33:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) PatríciaBrianneDaCostaPenha_Dissert.pdf: 1922737 bytes, checksum: a9b7feecb1b36a36f9d24adf104886fe (MD5) Previous issue date: 2019-09-15en
dc.description.sponsorshipPró-Reitoria de Pós-graduação da UFPB (PRPG/UFPB)pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso embargadopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectVozpt_BR
dc.subjectDocentespt_BR
dc.subjectProcessos grupaispt_BR
dc.subjectEducação a distânciapt_BR
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectVoicept_BR
dc.subjectFacultypt_BR
dc.subjectGroup processespt_BR
dc.subjectDistance educationpt_BR
dc.subjectHealth promotionpt_BR
dc.titleEfetividade do programa de assessoria vocal para o professor: análise de uma modalidade de intervenção semipresencialpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Silva, Maria Fabiana Bonfim de Lima-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7551925615832090pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Lima Filho, Luiz Medeiros de Araújo-
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8680871640499952pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9559326520552350pt_BR
dc.description.resumoO presente trabalho de dissertação é dividido em dois artigos, ambos com a temática de intervenção à saúde vocal do professor. O artigo 1 trata-se de uma revisão integrativa que buscou verificar a efetividade das ações fonoaudiológicas em grupo voltadas à saúde vocal do professor. A pesquisa inicial nas bases de dados selecionadas resultou em 1.944 artigos e de acordo com os critérios de elegibilidade, nove estudos foram incluídos. A partir da análise desses estudos, concluiu-se que as ações fonoaudiológicas em grupo são efetivas para a qualidade de vida, reduzindo os sintomas vocais e emocionais causados pela multifatoriedade presente no contexto de trabalho do professor. Além disso, a prática da terapia em grupo na própria escola, permite a criação de um ambiente favorável para discussão, solução de problemas e estreitamento de laços entre os professores, promovendo uma rede de apoio e aprendizado compartilhado. O artigo 2 trata-se de um estudo do tipo intervencional, ensaio clínico não randomizado e comparativo. O objetivo deste foi verificar a efetividade de um Programa de Assessoria Vocal na modalidade semipresencial para professores do ensino fundamental da rede municipal de João Pessoa-PB. Participaram 41 professores que foram divididos em dois grupos: presencial (Grupo Controle=18) e semipresencial (Grupo Experimental=23). Os resultados revelaram que o Programa de Assessoria Vocal na modalidade semipresencial é efetivo para o aumento dos conhecimentos em saúde vocal, diminuição do risco para distúrbio de voz e melhora da qualidade vocal. O método EAD é um recurso promissor para promover educação em saúde vocal para professores.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFonoaudiologiapt_BR
dc.publisher.programPrograma Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL)pt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::FONOAUDIOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós Graduação em Fonoaudiologia (PPgFon/UFPB/UFRN/UNCISAL)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PatríciaBrianneDaCostaPenha_Dissert.pdf1,88 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons