Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20180
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Eulalia Cristina Coelho-
dc.date.accessioned2021-06-08T18:50:20Z-
dc.date.available2021-01-15-
dc.date.available2021-06-08T18:50:20Z-
dc.date.issued2020-12-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20180-
dc.description.abstractNo Abstract.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Alberto Clemente (letras@virtual.ufpb.br) on 2021-06-08T18:50:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECCA15012021.pdf: 267774 bytes, checksum: 1e6e6ad86c0c2051a7afdf4ca2b21852 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-08T18:50:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECCA15012021.pdf: 267774 bytes, checksum: 1e6e6ad86c0c2051a7afdf4ca2b21852 (MD5) Previous issue date: 2020-12-04en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectProdução Textualpt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.titleDificuldades na produção textual da turma do 6º ano: fatores causadorespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Henrique, Judithe Genuíno-
dc.description.resumoO presente trabalho buscou identificar os agentes causadores dos problemas e das dificuldades vividas pelos alunos na produção textual em sala de aula, em uma turma do 6° ano, série que é marcada por uma transição, isto é, por mudanças de ensino. O objeto principal de investigação deste projeto é apontar quais os obstáculos e equívocos são mais frequentes ao se produzir um texto, assim como, qual o meio mais adequado e preferível que colabora com a melhoria de uma construção textual, sempre com a intenção de tratar tais problemas de forma a serem solucionados e, também, evidenciando o papel do professor como orientador para saber avaliar e analisar um texto. O estudo se orientou pelo referencial de autores como Geraldi (1991), Ohuschi (2014), Sercundes (1997), que confirmam a importância da coesão e da coerência nas produções textuais, para obter êxito. A partir de uma pesquisa bibliográfica e da produção de um plano de aula foram levantadas informações e teorias sobre os métodos e roteiros mais assertivos utilizados na produção textual. Com esse embasamento, tal estudo expôs que ainda existem algumas falhas enraizadas nas maneiras arcaicas e ultrapassadas do ensino da língua portuguesa e na escrita das produções textuais. Dessa forma, o trabalho buscou apresentar reflexões acerca das estratégias de ensino, de leitura e escrita, na intenção de colaborar com as produções de métodos/estratégias de ensino, de produção textual, mais assertivos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentLetras Clássicas e Vernáculaspt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Letras - Português (Curso EAD)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECCA15012021.pdf261,5 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons