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Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFerreira Neto, Luiz Vicente.-
dc.date.accessioned2013-04-15T20:33:34Z-
dc.date.available2013-04-15T20:33:34Z-
dc.date.issued2013-04-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/201-
dc.description.abstractThis research was intended to make a brief investigative analysis of how students solve math problems involving basic concepts on the subject Information Processing in the school environment. For this we choose based on some theoretical and Van de Walle (2009), Dante (2000), Polya (1995), Pozo (1998), among others. The methodology of work was characterized as a descriptive study on the objectives. The analysis of data it is a simple case study which used semistructured questionnaires in data acquisition. The investigation occurred with 31 ninth grade students from two classes of Elementary public school in the city of João Pessoa. At the end of the study found little knowledge of students on the subject Information Processing, especially in attributing meanings of mathematics with problems of everyday life. Teachers had vague answers about the subject, indicated little knowledge of the subject and almost no application of this in their math classes in the School observed. This study clearly realized that the theme Data Processing should be further discussed with the teachers of basic education, being a subject still little-known and discussed by these professionals.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Rosilene Machado (rosilenefmachado@gmail.com) on 2013-04-15T20:33:34Z No. of bitstreams: 1 LVFN15042013.pdf: 1280275 bytes, checksum: ebe3b67fc8e6fd67d01088e33603ae04 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2013-04-15T20:33:34Z (GMT). No. of bitstreams: 1 LVFN15042013.pdf: 1280275 bytes, checksum: ebe3b67fc8e6fd67d01088e33603ae04 (MD5)en
dc.language.isoptpt_BR
dc.relation.ispartofseriesConde, PB, 2012.-
dc.subjectEnsino e aprendizagem da matemáticapt_BR
dc.subjectTratamento da informaçãopt_BR
dc.subjectResolução de problemas matemáticos-
dc.subjectTeaching and learning mathematics-
dc.subjectTreatment of information-
dc.subjectMathematical problem solving-
dc.titleA resolução de problemas e o tratamento da informação: expectativas educacionais nos anos finais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Farias, Severina Andréa Dantas de.-
dc.description.resumoA presente pesquisa teve como intuito fazer uma breve análise investigativa de como os estudantes resolvem problemas matemáticos, envolvendo conceitos básicos sobre o tema Tratamento da Informação no ambiente escolar. Para isso elegemos como base alguns teóricos como Van de Walle (2009), Dante (2000), Polya (1995), Pozo (1998), dentre outros. A metodologia do trabalho se caracterizou por ser um estudo descritivo e exploratório quanto aos objetivos. Quanto à análise dos dados trata-se de um estudo de caso simples que utilizou questionários semiestruturados na aquisição dos dados. A investigação ocorreu com 31 estudantes de nono ano de duas turmas do Ensino fundamental de uma escola pública do município de João Pessoa. Ao final do estudo constatamos pouco conhecimento dos estudantes sobre o tema Tratamento da Informação, principalmente na atribuição de significados da matemática com problemas do seu cotidiano. Os professores apresentaram respostas vagas sobre o tema abordado, indicando pouco domínio do tema e quase nenhuma aplicação deste em suas aulas de matemática na instituição de ensino observada. Este estudo percebeu nitidamente que o tema Tratamento da Informação deve ser mais discutido junto aos docentes do ensino básico, sendo um tema ainda pouco conhecido e abordado por estes profissionais.-
dc.publisher.departmentMatemática-
Aparece nas coleções:TCC - Matemática (EAD coleção)

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