Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/201| Tipo: | TCC |
| Título: | A resolução de problemas e o tratamento da informação: expectativas educacionais nos anos finais do ensino fundamental |
| Autor(es): | Ferreira Neto, Luiz Vicente. |
| Primeiro Orientador: | Farias, Severina Andréa Dantas de. |
| Resumo: | A presente pesquisa teve como intuito fazer uma breve análise investigativa de como os estudantes resolvem problemas matemáticos, envolvendo conceitos básicos sobre o tema Tratamento da Informação no ambiente escolar. Para isso elegemos como base alguns teóricos como Van de Walle (2009), Dante (2000), Polya (1995), Pozo (1998), dentre outros. A metodologia do trabalho se caracterizou por ser um estudo descritivo e exploratório quanto aos objetivos. Quanto à análise dos dados trata-se de um estudo de caso simples que utilizou questionários semiestruturados na aquisição dos dados. A investigação ocorreu com 31 estudantes de nono ano de duas turmas do Ensino fundamental de uma escola pública do município de João Pessoa. Ao final do estudo constatamos pouco conhecimento dos estudantes sobre o tema Tratamento da Informação, principalmente na atribuição de significados da matemática com problemas do seu cotidiano. Os professores apresentaram respostas vagas sobre o tema abordado, indicando pouco domínio do tema e quase nenhuma aplicação deste em suas aulas de matemática na instituição de ensino observada. Este estudo percebeu nitidamente que o tema Tratamento da Informação deve ser mais discutido junto aos docentes do ensino básico, sendo um tema ainda pouco conhecido e abordado por estes profissionais. |
| Abstract: | This research was intended to make a brief investigative analysis of how students solve math problems involving basic concepts on the subject Information Processing in the school environment. For this we choose based on some theoretical and Van de Walle (2009), Dante (2000), Polya (1995), Pozo (1998), among others. The methodology of work was characterized as a descriptive study on the objectives. The analysis of data it is a simple case study which used semistructured questionnaires in data acquisition. The investigation occurred with 31 ninth grade students from two classes of Elementary public school in the city of João Pessoa. At the end of the study found little knowledge of students on the subject Information Processing, especially in attributing meanings of mathematics with problems of everyday life. Teachers had vague answers about the subject, indicated little knowledge of the subject and almost no application of this in their math classes in the School observed. This study clearly realized that the theme Data Processing should be further discussed with the teachers of basic education, being a subject still little-known and discussed by these professionals. |
| Palavras-chave: | Ensino e aprendizagem da matemática Tratamento da informação Resolução de problemas matemáticos Teaching and learning mathematics Treatment of information Mathematical problem solving |
| Departamento: | Matemática |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/201 |
| Data do documento: | 15-Abr-2013 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Matemática (EAD coleção) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| LVFN15042013.pdf | 1,25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
