Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20212
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorLima, Priscila Santos Vieira de-
dc.date.accessioned2021-06-22T14:12:15Z-
dc.date.available2021-06-22-
dc.date.available2021-06-22T14:12:15Z-
dc.date.issued2019-05-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20212-
dc.description.abstractThe inclusive education is an education focused on citizenship, free of prejudice, that perceives and values the differences. All students, with SEN (Special Educational Needs) or not, have the right to attend regular school classrooms. It is worth noting that all schools and universities have the freedom to adjust or modify their Political Pedagogical Projects or Pedagogical Course Project in order to attend the public with SEN. In this sense, this work sought to question graduates in Chemistry, totaling 27 graduates from three institutions: UEPB (Campina Grande Campus), UFPB (Campus of João Pessoa) and IFPB (Campus of João Pessoa) about their training in the context of inclusive education. The PPCs were analyzed, as well as the questionnaire with 11 questions applied. The results showed that most teachers interviewed felt unprepared to attend SEN students due to lack of training during the course. Based on the data obtained, it is possible to observe the need for significant changes in teachers training so as to have an education focused on the principles of inclusion, which can guarantee a higher quality in teaching.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Josélia Silva (joseliabiblio@gmail.com) on 2021-06-22T14:12:15Z No. of bitstreams: 1 PSVL22062021.pdf: 548680 bytes, checksum: 69b21218350cd115ec9bd43a5fb2d0af (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-22T14:12:15Z (GMT). No. of bitstreams: 1 PSVL22062021.pdf: 548680 bytes, checksum: 69b21218350cd115ec9bd43a5fb2d0af (MD5) Previous issue date: 2019-05-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectEducação inclusiva - Formação docentept_BR
dc.subjectProjeto Pedagógico de Curso - Inclusão socialpt_BR
dc.subjectEnsino de química - Educação inclusivapt_BR
dc.titleA formação de professores de química na Paraíba no contexto da educação inclusivapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Weber, Karen Cacilda-
dc.description.resumoA educação inclusiva é uma educação voltada para a cidadania, livre de preconceitos, que percebe e valoriza as diferenças. Todos os alunos, com NEE (Necessidades Educativas Especiais) ou não, têm direito de frequentar as salas de aula da escola regular. Vale salientar que todos as escolas e universidades possuem a liberdade de ajustar ou modificar seus Projetos Políticos Pedagógicos ou Projeto Pedagógico de Curso, a fim de atender o público com NEE. Neste sentido, este trabalho buscou questionar licenciados em Química, totalizando 27 licenciados, de três instituições: UEPB (Campus de Campina Grande), UFPB (Campus de João Pessoa) e IFPB (Campus de João Pessoa) sobre sua formação no contexto de educação inclusiva. Os PPCs foram analisados, assim como o questionário com 11 questões aplicado, os resultados demonstraram que a maioria dos professores entrevistados se sentem despreparados para atender alunos com NEE por conta da falta de formação durante o curso. A partir dos dados obtidos, pode-se observar a necessidade de mudanças significativas na formação de professores para que se tenha uma educação voltada para os princípios da inclusão, os quais poderão garantir uma maior qualidade no ensino.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentQuímicapt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICApt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSVL22062021.pdf535,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.