Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20212
Tipo: TCC
Título: A formação de professores de química na Paraíba no contexto da educação inclusiva
Autor(es): Lima, Priscila Santos Vieira de
Primeiro Orientador: Weber, Karen Cacilda
Resumo: A educação inclusiva é uma educação voltada para a cidadania, livre de preconceitos, que percebe e valoriza as diferenças. Todos os alunos, com NEE (Necessidades Educativas Especiais) ou não, têm direito de frequentar as salas de aula da escola regular. Vale salientar que todos as escolas e universidades possuem a liberdade de ajustar ou modificar seus Projetos Políticos Pedagógicos ou Projeto Pedagógico de Curso, a fim de atender o público com NEE. Neste sentido, este trabalho buscou questionar licenciados em Química, totalizando 27 licenciados, de três instituições: UEPB (Campus de Campina Grande), UFPB (Campus de João Pessoa) e IFPB (Campus de João Pessoa) sobre sua formação no contexto de educação inclusiva. Os PPCs foram analisados, assim como o questionário com 11 questões aplicado, os resultados demonstraram que a maioria dos professores entrevistados se sentem despreparados para atender alunos com NEE por conta da falta de formação durante o curso. A partir dos dados obtidos, pode-se observar a necessidade de mudanças significativas na formação de professores para que se tenha uma educação voltada para os princípios da inclusão, os quais poderão garantir uma maior qualidade no ensino.
Abstract: The inclusive education is an education focused on citizenship, free of prejudice, that perceives and values the differences. All students, with SEN (Special Educational Needs) or not, have the right to attend regular school classrooms. It is worth noting that all schools and universities have the freedom to adjust or modify their Political Pedagogical Projects or Pedagogical Course Project in order to attend the public with SEN. In this sense, this work sought to question graduates in Chemistry, totaling 27 graduates from three institutions: UEPB (Campina Grande Campus), UFPB (Campus of João Pessoa) and IFPB (Campus of João Pessoa) about their training in the context of inclusive education. The PPCs were analyzed, as well as the questionnaire with 11 questions applied. The results showed that most teachers interviewed felt unprepared to attend SEN students due to lack of training during the course. Based on the data obtained, it is possible to observe the need for significant changes in teachers training so as to have an education focused on the principles of inclusion, which can guarantee a higher quality in teaching.
Palavras-chave: Educação inclusiva - Formação docente
Projeto Pedagógico de Curso - Inclusão social
Ensino de química - Educação inclusiva
CNPq: CNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::QUIMICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Química
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20212
Data do documento: 3-Mai-2019
Aparece nas coleções:TCC - Química

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PSVL22062021.pdf535,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.