Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20255
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorGuerra, Elaine Cristina Silva-
dc.date.accessioned2021-06-30T14:00:34Z-
dc.date.available2021-12-28-
dc.date.available2021-06-30T14:00:34Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20255-
dc.description.abstractThe teaching-learning process mathematics is a subject much feared by many students. This dissertation explores the theme:the teaching of mathematics in the early of basic education: the playful as a pedagogical tool, and results from a research whose question to be answered was: What is the contribution of mathematics in the early yearsof Basic Education? The objective of the investigation was: To analyze how playfultools can contribute to the teaching of mathematics. The methodology used was qualitative and applied in nature. The universe of study was a public schooll located in municipality of Boa Vista-PB. The Participating subjects being two teachers from the early years of basic education. The technique used for data collection was the questionnaire. Data were analyzed using the Content Anaylisis technique. The results show that the teaching of mathematics combined with playful tools is very importante inthe early years of basic education. Therefore, it is concluded that this phenomenon occurs when the teaching learning process presents significant learning.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-06-30T14:00:34Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECSG28062021.pdf: 591466 bytes, checksum: e97bd834e4f1adc2a44a5c5551ce659f (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-06-30T14:00:34Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) ECSG28062021.pdf: 591466 bytes, checksum: e97bd834e4f1adc2a44a5c5551ce659f (MD5) Previous issue date: 2021-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleContribuições de professoras dos anos iniciais da educação básica ao ensino da matemáticapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Marlécio Maknamara da Silva-
dc.description.resumoO processo de ensino-aprendizagem da matemática é um assunto de relevância para todos os professores, de modo que a matemática é uma disciplina muito temida por muitos alunos. Essa dissertação explora o tema: o ensino da matemática nos anosiniciais da educação básica: o lúdico como ferramenta pedagógica, e resulta de uma pesquisa cuja questão a ser respondida foi: Qual a contribuição da ludicidade nosprocessos de ensino e de aprendizagem da matemática nos anos iniciais da Educação Básica? O objetivo da investigação foi: analisar como as ferramentas lúdicas podem contribuir no ensino da matemática. A metodologia utilizada foi de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. O universo de estudo foi uma escola pública localizada no munícipio de Boa Vista-PB. Sendo os sujeitos participantes duas professoras dos anos iniciais da educação básica. A técnica utilizada para a coleta de dados foi o questionário. Os dados foram analisados segundo a técnica de Análise de Conteúdo. Os resultados mostram que o ensino da matemática aliada às ferramentas lúdicas é muito importante nos anos iniciais da educação básica. Conclui-se, portanto, que tal fenômeno ocorre quando o processo de ensino-aprendizagem apresenta aprendizagens significativas.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ECSG28062021.pdf577,6 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons