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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20270
Tipo: | Dissertação |
Título: | Um gozo explosivo para a antipoética pornoterrorista de Diana J. Torres |
Autor(es): | Madeiros, Jose Eider |
Primeiro Orientador: | Rodrigues, Hermano de França |
Resumo: | A presente dissertação busca compreender na voz dissidente da linguagem pós-pornográfica de Diana J. Torres, a Diana Pornoterrorista, a manifestação de um gozo por meio da antipoética, a partir das relações dialógicas entre literatura e psicanálise. Os recortes literários se debruçam na análise de “Sin título”, “Animal”, “Mi vagina” e “Transfrontera”, poemas demonstrativos do que se alicerça em Pornoterrorismo (2011) e do que se mescla enquanto ruptura de estilo característico da paródia pós-pornográfica no pós-modernismo, de fenda no simbólico e na submissão à lei fálica decorrente do feminino não-todo, e de infamiliar recorrência à imagética do abjeto, do grotesco e do patológico como modo de ressignificação dos corpos inscritos sob a égide imprecisa e indeterminada do queer. Para tanto, apresentamos um histórico sumário da presença de personagens putas na literatura ocidental que foram nomeadas, de modo a aproximar a marca da subjetividade na representação ficcional desde os escritos clássicos até as produções de meados do século XIX, associando essa nomeação com certo reconhecimento da constituição de sujeito nestas personagens. Logo, enveredamos na discussão da teoria sobre temas relativos ao feminino como corpo pulsional, representação fantasmática no imaginário, e signo desestabilizador da ordem simbólica, a partir de variados escritos de Freud e de Lacan, e seus críticos e comentadores. De modo a ilustrar a antipoética pornoterrorista como sintoma do contemporâneo, ensaiamos aproximações em torno da intersemiose pornográfica e do gozo, através de um olhar psicanalítico, enquanto fissuras apropriadas pelo feminismo pró-sexo e pelas narrativas pós-pornográficas frente aos determinismos do império das imagens, mas criativamente vinculadas à ambivalência do feminino como indeterminável, bifurcado, fendido, terrífico. |
Abstract: | This dissertation seeks to understand, in the dissident voice of Diana J. Torres' postpornographic language, aka Diana Pornoterrorista, the manifestation of a jouissance through antipoetics, based on the dialogical relations between literature and psychoanalysis. The literary selection focus on the analysis of “Sin título”, “Animal”, “Mi vagina” e “Transfrontera” as demonstration poems of what is based on Pornoterrorismo (2011) and what is mixed as a rupture of the characteristic style of the post- pornographic in postmodernism, a gap in the symbolic and in submission to the phallic law resulting from the not-all feminine, and uncanny recurrence to the imagery of the abject, the grotesque and the pathological as a way of resignifying the bodies inscribed under the imprecise and indeterminate aegis of queer. To this end, we present a summary history of the presence of whores as characters in Western literature that have been named, in order to approximate the mark of subjectivity in fictional representation from classical writings to the productions of the mid-19th century, associating this nomination with a certain recognition of constitution of subject in these characters. Therefore, we engage in the discussion of theory on themes related to the feminine as a pulsating body, a phantasmatic representation in the imaginary, and a destabilizing sign of the symbolic order, based on the varied writings of Freud and Lacan, and their critics and commentators. In order to illustrate the pornoterrorist antipoetics as a symptom of the contemporary, we essay approximations around pornographic intersemiosis and jouissance, through a psychoanalytical look, as fissures appropriated by pro-sex feminism and post-pornographic narratives in face of the determinisms of the empire of images, but creatively linked to the ambivalence of the feminine as indeterminable, open, terrific. |
Palavras-chave: | Diana J. Torres Feminino não-todo Antipoética Gozo Psicanálise Not-all feminine Antipoetics Jouissance Psychoanalysis |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20270 |
Data do documento: | 28-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
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