Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20286
Tipo: Tese
Título: Ensino religioso e currículo: sentidos, implicações e ressignificações nos cursos de ciência(s) da(s) religião(ões)
Autor(es): Santos, Mirinalda Alves Rodrigues dos
Primeiro Orientador: Aragão, Gilbraz de Souza
Resumo: Esta tese objetiva analisar os sentidos de Ensino Religioso nos currículos dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Ciência(s) da(s) Religião(ões). Os campos teóricos que fundamentam a pesquisa correspondem à dialética entre o Ensino Religioso - Currículo - Ciência(s) da(s) Religião(ões). A pesquisa tem abordagens metodológicas qualitativas, fazendo interlocuções bibliográficas e documentais com delineamento exploratório e explicativo. Utiliza-se como coleta de dados empíricos as entrevistas semi-estruturadas realizadas com os coordenadores de Graduação e Pós-graduação dos cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões). Foi utilizado o método de análise de conteúdo de Laurence Bardin (2016) como ferramenta para analisar os dados obtidos nesta pesquisa. Para tal método, foi escolhida a técnica classificatória por meio do processo de categorização (análise categorial). O material empírico foi organizado em três categorias: currículo, Ensino Religioso e diversidade religiosa. Esse movimento analítico enseja problematizações acerca do campo do Ensino Religioso e a sua relação com a área da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões), corroborando com as discussões de currículos preocupados com o (re)conhecimento e o respeito à diversidade cultural, religiosa como também não religiosa. Diante dos dados analisados, afirma-se que os componentes curriculares disponibilizados nos cursos de Ciência(s) da(s) Religião(ões) são insuficientes para tentar suprir as necessidades do cotidiano escolar no que requer práticas educativas não prosélitas e não confessionais nesse ensino, no entendimento de um ensino laico nas escolas. Percebeu-se a necessidade dos cursos de Graduação e Pós-graduação em Ciência(s) da(s) Religião(ões) em refletirem as práticas pedagógicas para a compreensão da função educacional das universidades e das faculdades, contribuindo com o compromisso que essas instituições têm em promover e ofertar cursos que dialoguem com a comunidade escolar. Portanto, argumenta-se na tese que a área da(s) Ciência(s) da(s) Religião(ões) precisa repensar e ressignificar seus currículos no tocante ao Ensino Religioso de forma que o reconheça como um campo de atuação necessária para a construção da formação inicial e continuada dessa área acadêmica.
Abstract: This thesis aims to analyze the meanings of Religious Education in the curricula of Undergraduate and Postgraduate courses in Science of Religion. The theoretical fields that support the research correspond to the dialectic between Religious Education - Curriculum - Science of Religion. The research has qualitative methodological approaches, making bibliographical and documentary interlocutions with an exploratory and explanatory design. Empirical data collection uses semi-structured interviews conducted with the Undergraduate and Graduate coordinators of the Science of Religion courses. The analysis of the data collected was based in the method of Laurence Bardin (2016). For this method, the classificatory technique chosen was the categorization process (categorial analysis). The empirical material was organized into three categories: Curriculum, Religious Education and Religious Diversity. This analytical movement raises questions about the field of Religious Education and its relationship with the area of Science of Religion, corroborating the discussions of curricula concerned with knowledge, and the respect for cultural, religious as well as non-religious diversity. In view of the analyzed data, it is stated that the curricular components made available in the Science of Religion courses are insufficient to try to meet the needs of everyday school life, which requires non-proselytized and non-denominational educational practices in regard with the understanding of secular teaching in schools. We perceived the need for Undergraduate and Postgraduate courses in Science of Religion to pedagogical practices that reflect the understanding of the educational function of universities and colleges, contributing to the commitment that these institutions have to promote and offer courses that dialogue with the school community. Therefore, it is argued in the thesis that the area of Science of Religion needs to rethink and reframe their curricula with regard to Religious Education in order to recognize it as a necessary field of action for the construction of initial and continuing education in this academic area.
Palavras-chave: Ensino Religioso
Currículo
Ciência(s) da(s) Religião(ões)
Formação
Religious Education
Curricula
Science of Religion
Formation
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::TEOLOGIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência das Religiões
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20286
Data do documento: 29-Set-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Ciências das Religiões

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MirinaldaAlvesRodriguesDosSantos_Tese.pdf6,05 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons