Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20289Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silvino, Maria Vanderly | - |
| dc.date.accessioned | 2021-07-01T12:01:03Z | - |
| dc.date.available | 2021-06-30 | - |
| dc.date.available | 2021-07-01T12:01:03Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-18 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20289 | - |
| dc.description.abstract | Learning assessment is one of the most complex procedures performed by teachers in the school environment. Therefore, this article aims to analyze the difficulties faced by elementary school teachers from early years, 3rd to 5th grade who work in schools in the municipality of Pedra Branca, Paraíba sertão, for the development of the learning assessment process in emergency remote teaching, which is in effect due to the Covid 19 pandemic. To this end, the theoretical support that supported this work is based on studies by Haydt (1992), Libâneo (1994), Luckesi (2003), Freire (2003), Hoffmann (2009), Vasconcellos (2009), among others. This research is exploratory and field, which used as a data collection procedure a questionnaire, prepared in google forms, with ten teachers from two schools in the municipal education network in the city of Pedra Branca/PB. It was evident, therefore, that the learning assessment process, according to teachers, is permeated by difficulties of various scopes, being the distance between teacher and student, the absence of family monitoring and the absence of technological tools for students and teachers are the main causes, pointed out by the participating teachers. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-01T12:01:03Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVS30062021.pdf: 752813 bytes, checksum: 355a33d4a591cabfb4667bda508222f6 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-01T12:01:03Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MVS30062021.pdf: 752813 bytes, checksum: 355a33d4a591cabfb4667bda508222f6 (MD5) Previous issue date: 2021-06-18 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Avaliação da aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
| dc.subject | Ferramentas tecnológicas | pt_BR |
| dc.subject | Tecnologias da Informação e Comunicação | pt_BR |
| dc.title | Avaliação da aprendizagem nos anos iniciais durante o ensino remoto: um olhar para o município de Pedra Branca - PB | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Santos, Elzanir dos | - |
| dc.description.resumo | A avaliação da aprendizagem consiste em um dos mais complexos procedimentos realizados por professores no ambiente escolar. Diante disso, este artigo surge com o objetivo analisar as dificuldades enfrentadas por professores do ensino fundamental anos iniciais, 3º ao 5º ano que atuam em escolas do município Pedra Branca, sertão paraibano, para desenvolvimento do processo de avaliação da aprendizagem no ensino remoto emergencial, que está em vigência devido à pandemia de Covid-19. Para tal, o aporte teórico que amparou este trabalho tem como base os estudos de Haydt (1992), Libâneo (1994), Luckesi (2003), Freire (2003), Hoffmann (2009), Vasconcellos (2009), entre outros. Esta pesquisa é de cunho exploratório e de campo, a qual utilizou como como procedimento de coleta de dados questionário, elaborado no google forms, junto a dez professores/as de duas escolas da rede municipal de ensino da cidade de Pedra Branca/PB. Evidenciou-se, portanto, que o processo de avaliação da aprendizagem, segundo os/as professores/as é perpassado por dificuldades de variados alcances, sendo o distanciamento entre professor-aluno, a ausência do acompanhamento familiar e a ausência de ferramentas tecnológicas para alunos e professores são as principais causas, apontadas pelos/as professores/as participantes. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MVS30062021.pdf | 735,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
