Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20291| Tipo: | Tese |
| Título: | Análise comparativa de construções com verbos leves nas línguas portuguesa e inglesa: um estudo baseado no Léxico Gerativo (LG) |
| Autor(es): | Costa, Thiago Magno de Carvalho |
| Primeiro Orientador: | Ferraz, Mônica Mano Trindade |
| Resumo: | A proposta do Léxico Gerativo (LG), cunhada por Pustejovsky (1991a, 1995), apresenta-se como uma das mais modernas abordagens componenciais para os estudos semântico-lexicais. Esse modelo teórico tem como premissa estudar aspectos já apontados como problemáticos para as teorias de Semântica Lexical, tais como a natureza polimórfica da linguagem. Nesse sentido, esta pesquisa de doutorado tem por objetivo analisar o comportamento semântico de algumas construções com os verbos leves (CVL) postos como prototípicos: ‘dar’, ‘fazer’, ‘ter’ e ‘tomar’. Por ser um estudo comparativo, algumas construções com as contrapartes desses verbos na Língua Inglesa (to give, to do/to make, to have e to take) também são analisadas, seguindo o mesmo protocolo. Assim, as CVL são discutidas sob a perspectiva do LG, considerando como aparato teórico os estudos de Pustejovsky (1991a, 1991b, 1995, 2013, 2014a, 2014b), fazendo uma confluência entre os estudos acerca dos verbos leves (VL), pautados em Jespersen (1954), Kearns (1988), Brugman (2001), Butt (2003), Perini (2017), entre outros. Partindo da premissa de que seria muito oneroso para a Semântica Lexical concordar com o pressuposto assumido pelas gramáticas tradicionais e de uso das línguas (Portuguesa e Inglesa), assim como por muitos linguistas, de que há um esvaziamento semântico desses verbos, quando eles funcionam como verbos leves (VL), busca-se responder aos seguintes questionamentos metodológicos: (a) as CVL são simplesmente combinações do tipo “verbo + complemento”, assim como a hegemonia dos estudos sobre essa classe verbal afirma, ou há uma alteração de sentido desses verbos em virtude desse complemento? e (b) caso haja registros de esvaziamento de sentido, não haveria alguma teoria da Semântica Lexical que explicasse o comportamento das CVL? A partir da busca de dados em corpora de língua em uso, delimitam-se, como corpus de análise, nove construções com os verbos mencionados, representativas do que se pretende analisar e comprovar. Baseados na hipótese de que nem todos os verbos leves possuem o esvaziamento de sentido, buscamos, com a análise dos dados, mostrar que um novo sentido pode ser atribuído aos verbos, tendo em vista que cada um deles pode estar em um espectro diferente da “gradação de leveza”. Os resultados mostram que o modelo proposto para as análises é bastante positivo e pode responder aos questionamentos de pesquisa. Conclui-se que há restrições, ao se aplicar essa definição de vazio semântico aos VL, pois cada verbo (quando comparado um com o outro) pode apresentar uma gradação de leveza diferente, dependendo do argumento interno que se apresenta. Isso posto, comprovamos que, em ambas as línguas estudadas, podemos encontrar alguns verbos “mais” leves do que outros, ou seja, verbos que apresentam um bleaching semântico mais acentuado do que outro, mesmo contrariando os estudos léxico-semânticos. Sendo assim, apresenta-se uma sugestão de acréscimo de observações nas entradas lexicais de dicionários, a fim de que se chame a atenção dos usuários de cada língua acerca do comportamento semântico desses verbos. |
| Abstract: | The proposal of the Generative Lexicon (GL) coined by Pustejovsky (1991a, 1995) is presented as one of the most modern component approaches for lexical-semantic studies. The premise of this theoretical model is the study of aspects which have already been assumed as problematic by Lexical Semantics theories, such as the polymorphic nature of language. In this sense, this doctoral research aims to analyze the semantic behavior of some light verb constructions (LVC) seen as prototypical in Portuguese: dar, fazer, ter and tomar. As it is a comparative study, some constructions with the counterparts of these verbs in the English language (to give, to do/to make, to have and to take) are also analyzed, following the same protocol. Hence, the LVC are discussed under the perspective of the GL, considering, as the theoretical apparatus, the studies by Pustejovsky (1991a, 1991b, 1995, 2013, 2014a, 2014b), building a connection with the studies about light verbs (LV), based on Jespersen (1954), Kearns (1988), Brugman (2001), Butt (2003), Perini (2017), among others. Assuming that it would be very hard for Lexical Semantics (and many linguists) to agree with the assumption made by traditional grammars and language-in-use grammars (Portuguese and English), that there is a semantic void of these verbs when they function as light verbs (LV), we seek to answer the following methodological questions: (a) are LVC simply combinations of “verb + complement” kind, as the hegemony of the studies on this verbal class states, or is there a change in the meaning of these verbs due to this complement? and (b) if there are registers of emptiness of meaning, is there any Lexical Semantics theory able to explain the behavior of LVC? From the search of data in corpora of language in use, nine constructions with the mentioned verbs, which are representative of what is intended to be analyzed and verified, are defined as a corpus of analysis. Based on the hypothesis that not all light verbs would be meaningless, we aim, through data analysis, to show that a new meaning could be attributed to these verbs, considering that each of them could be on a different spectrum of the “lightness gradation”. The results show that the proposed model for the analyzes is really positive and make it possible for us to answer the research questions. We conclude that there are restrictions when applying this definition of semantic void to LV, since each verb (when compared to each other) may present a different ‘lightness gradation’, depending on the internal argument presented. This said, we prove that, in both languages, we can find some “lighter” verbs than others, that is, there are verbs which present a more accentuated semantic bleaching than others, even if it means to contradict the Lexical Semantic studies. Therefore, we suggest that it should be added observations in the lexical entries of dictionaries in order to draw the attention of the users of each language about the semantic behavior of these verbs. |
| Palavras-chave: | Semântica lexical LG Verbos leves Mecanismos gerativos Polissemia Lexical semantics GL Light verbs Generative mechanisms Polysemy |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LINGUISTICA |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Linguística |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Linguística |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20291 |
| Data do documento: | 30-Nov-2020 |
| Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Linguística |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| ThiagoMagnoDeCarvalhoCosta_Tese.pdf | 15,64 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
