Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20293
Tipo: Dissertação
Título: A eficiência do gasto público na educação superior: uma análise da execução orçamentária da UFPB no período de 2015 a 2018
Autor(es): Nóbrega Neto, Luis Alves da
Primeiro Orientador: Fittipaldi, Ítalo
Resumo: No âmbito da Gestão Pública, esse estudo privilegia a avaliação da eficiência do gasto público na Educação Superior, analisando a execução orçamentária de uma Instituição Federal de Ensino Superior (IFES) que promove o ensino, a pesquisa e a extensão, mais especificamente a Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A pesquisa tem o objetivo de avaliar o nível de eficiência do gasto público da UFPB, por meio da análise da execução orçamentária referente ao período de 2015 a 2018. Quanto à metodologia, trata-se de um estudo de caso, de natureza quantitativa e descritiva, cujo ambiente de pesquisa é a UFPB. No tocante aos objetivos, o estudo é caracterizado como sendo uma pesquisa documental, cuja coleta de dados se deu no Sistema de Contabilidade da União (SIAFI) e nos próprios Centros de Ensino. Os dados foram analisados e interpretados por meio de Análise Envoltória de Dados (DEA), que objetivou avaliar a eficiência relativa à remuneração dos servidores e o coeficiente de rendimento dos alunos diplomados na graduação, na modalidade presencial. No plano institucional, nossa análise resultou na possibilidade de ampla compreensão de como se investe o recurso em pessoal e qual seria o retorno para a entidade. Contudo, por intermédio dos resultados alcançados, foi possível determinar tendências e indicadores que poderão ser utilizados como ferramentas de auxílio, para a tomada de decisões. Por fim, concluindo que houve uma diminuição dos recursos de capital disponíveis na maioria dos Centros de Ensino, com uma assimétrica distribuição dos recursos entre 16 unidades pesquisadas, não levando em consideração a eficiência individual (produto fina/aluno diplomado), visto que a transferência de recursos deve-se mais às especificidades dos cursos do que aos fatores de planejamento. Podendo inferir que, embora o cenário fosse de crise econômica, a UFPB conseguiu, na medida do possível, executar as despesas de capital com êxito, dando seguimento ao aparelhamento (constante e necessário) que o patrimônio público precisa, para ofertar uma educação digna, gratuita e de qualidade.
Abstract: In the scope of Public Management, this study favors the evaluation of the efficiency of public spending in Higher Education, analyzing the budget execution of a Federal Institution of Higher Education (IFES) that promotes teaching, research and extension, more specifically the Federal University of Paraíba (UFPB). The research aims to evaluate the level of efficiency of public spending of UFPB, through the analysis of the budget execution for the period 2015 to 2018. As for the methodology, this is a case study, of a quantitative and descriptive nature, whose research environment is the UFPB. Regarding the objectives, the study is characterized as a documentary research, whose data collection took place in the Union Accounting System (SIAFI) and in the Teaching Centers themselves. The data were analyzed and interpreted by Data Envelorder Analysis (DEA), which aimed to evaluate the efficiency related to the remuneration of the employees and the coefficient of performance of students graduated in the undergraduate course of the study, in the face-to-face modality. At the institutional level, our analysis resulted in the possibility of a broad understanding of how the resource is invested in personnel and what the return would be to the entity. However, through the results achieved, it was possible to determine trends and indicators that can be used as aid tools for decision-making. Finally, concluding that there was a decrease in the capital resources available in most Teaching Centers, with an asymmetric distribution of resources among 16 units surveyed, not taking into account individual efficiency (fine product/graduate student), since the transfer of resources is due more to the specificities of the courses than to planning factors. Being able to infer that, although the scenario was economic crisis, UFPB was able, as far as possible, to successfully execute capital expenditures, following the equipment (constant and necessary) that public heritage needs, to offer a decent, free and quality education
Palavras-chave: Educação Superior
Eficiência
Gasto público
Gestão Pública
Universidade Federal da Paraíba
Higher Education
Efficiency
Public spending
Public Management
Federal University of Paraíba
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO::ADMINISTRACAO PUBLICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Gestão Pública
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20293
Data do documento: 6-Out-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública e Cooperação Internacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LuisAlvesDaNóbregaNeto_Dissert.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons