Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20300
Tipo: Dissertação
Título: O retorno do rei: as representações política e cultural de Luiz Gonzaga, traços de uma trajetória
Autor(es): Lima, José Cunha
Primeiro Orientador: Pessoa, Ângelo Emílio da Silva
Resumo: Este trabalho é resultado de uma investigação acerca das representações culturais e do poder simbólico em torno do cantor e compositor Luiz Gonzaga (1912-1989), conhecido como „O Rei do Baião‟, enfocando a sua longa carreira, entre as décadas de 1940 e 1980, mas enfatizando de maneira mais detida a última década de atuação e de vida, quando o „Rei‟ voltou a ganhar nova projeção no cenário musical brasileiro, após um período de relativo ostracismo em relação à grande mídia entre parte dos anos de 1960 e 1970. Gonzaga, apesar de manter as características singulares de sua produção artística no novo contexto, teve de travar contato com as novas gerações e esse processo foi marcado por ricos e às vezes tensos diálogos musicais. Nesse momento, passou a ser cognominado como „Gonzagão‟, não só pela decisiva interação com seu filho também cantor e compositor Luiz Gonzaga Júnior (1945-1991), mas também por se tornar uma das principais figuras de referência para muitos jovens músicos que emergiam no cenário nacional à época. A aludida pesquisa desenvolveu-se inicialmente nos jornais paraibanos “A União” e “O Norte”, e depois ocorreu a inserção de outros periódicos como: „O Correio Braziliense, a „Folha de São Paulo‟, „Estado de São Paulo‟, o „Jornal do Brasil‟, e „O Diário de Pernambuco‟; com posterior ampliação do universo das fontes, inserindo outros periódicos, iconografias, discos e músicas. Entre a produção artística e sua veiculação midiática, observa-se a multifacetada figura desse artista, que desenvolveu um traço bastante peculiar e marcante em nossa cultura. No conjunto de sua vasta produção musical, destacamos os últimos dez anos como um período de acurado interesse, uma vez que esse retorno à grande mídia implicou em um refazer de alguns de seus passos artísticos e pessoais. Destarte, esta pesquisa colocou-se na linha epistemológica da História Cultural e com um diálogo próximo com o campo da História Política e Social, englobando as relações de poder e cultura com as relações sociais. A partir desse viés, inserimos os estudos e conceitos sobre a análise e importância da fonte impressa, no caso o jornal, comparando com as informações contidas em outras fontes e em biografias produzidas antes e depois do falecimento de Luiz Gonzaga. O referencial bibliográfico utilizado, fundamentalmente, abrangeu os seguintes autores: Ângelo (2006), Chartier (1991), Bourdieu (1996), Echeverria (2006), Oliveira (1991) e Dreyfus (2012).
Abstract: This work is the result of an investigation about cultural representations and symbolic power around the singer and composer Luiz Gonzaga (1912-1989), known as 'O Rei do Baião', focusing on his long career, between the 1940s and 1980s, but emphasizing more closely on the last decade, when the 'Rei' gained new prominence on the Brazilian music scene, after a period of relative ostracism in relation to the mainstream media between part of the 1960s and 1970s. Gonzaga, despite to maintain the unique characteristics of his artistic production in the new context, he had to make contact with the new generations and this process was marked by rich musical dialogues. At that time, he became known as 'Gonzagão', not only for the decisive interaction with his son, also a singer and composer Luiz Gonzaga Júnior (1945-1991), but also for becoming one of the main reference figures for many young musicians who emerged on the national scene at the time. The referred research was initially developed in the Paraíba newspapers "A União" and "O Norte", and then there was the insertion of other journals such as “O Correio Braziliense”, “Folha de São Paulo”, “Estado de São Paulo”, “Jornal do Brasil”, and “O Diário de Pernambuco”; with a later expansion of the universe of sources, including other periodicals, iconographies, records and music. Between artistic production and its media outlet, there is the multifaceted figure of this artist, who developed a very peculiar and striking feature in our culture. In the set of his vast musical production, we highlight the last ten years as a period of accurate interest, since this return to the mainstream media implied a redo of some of his artistic and personal steps. Thus, this research was placed in the epistemological line of Cultural History and with a close dialogue with the field of Political and Social History, encompassing the relations of power and culture with social relations. Based on this bias, we inserted studies and concepts about the analysis and importance of the printed source, in this case the newspaper, comparing it with the information contained in other sources and in biographies produced before and after Luiz Gonzaga's death. The bibliographic reference used, fundamentally, included the following authors: Ângelo (2006), Chartier (1991), Bourdieu (1996), Echeverria (2006), Oliveira (1991) and Dreyfus (2012).
Palavras-chave: Luiz Gonzaga
Música popular
Cultura política
História regional
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::HISTORIA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: História
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20300
Data do documento: 24-Nov-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JoséCunhaLima_Dissert.pdf8,08 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons