Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20320
Tipo: Dissertação
Título: Grupo de dança Hun em performance: prática artística como reflexão crítica no espaço escolar
Autor(es): Melo, Sandra Michelle Cruz de
Primeiro Orientador: Morais, Líria de Araújo
Resumo: Esse artigo se trata de uma reflexão acerca da investigação realizada ao longo do ano de 2019, na Escola Municipal Fenelon Câmara, no bairro Ernesto Geisel, na cidade de João Pessoa – PB, junto ao Grupo de Dança Hun, formado por educandas/os dessa instituição. As ideias foram reunidas a partir de aulas de dança ministradas, da coordenação de processos criativos e apresentações artísticas seguidas de debates finais nas turmas. Constata-se que essas experiências artísticas, entre cena e apreciação, se tornam, em sua continuidade, modos das/os educandas/os identificarem criticamente e politicamente seus respectivos lugares no mundo enquanto cidadãs/os, já que os assuntos que as performances provocam no público de educandas/os enquanto apreciadores podem reverberar em novos olhares sobre suas realidades enquanto educandas/os/moradoras/es/pessoas. A pesquisa foi participante, com uma abordagem qualitativa em nível local. O entendimento sobre performatividade e educação libertadora permeia durante a escrita, bem como os assuntos sobre autonomia, questões de gênero e étnico-raciais, que são advindas das performances e reverberam entre apresentações e debates na escola. As criações artísticas observadas no processo foram: Feminicídio, não é sobre uma, é sobre todas!; Toda forma de amor merece ser respeitada e Por que me chamas? Essas atividades proporcionaram às/aos educandas/os, professoras/es e gestoras escolares uma tomada de consciência de uma realidade social, que é muitas vezes opressora, mas que está passível de mudança a partir da prática gerada por essa reflexão e pelos debates, protagonizados pelas/os educandas/os.
Abstract: This article is a reflection on the investigation carried out throughout 2019, at the Fenelon Câmara Municipal School, in the Ernesto Geisel neighborhood, in the city of João Pessoa-PB, next to the Hun Dance Group, formed by students of this instituition. The ideas were gathered from dance classes taught, from the coordination of creative processes and artistic presentations followed by final debates between classes. It appears that these artistic experiences, between scene and appreciation, become, in their continuity, ways for the students to critically and politically identify their respective places in the world as citizens, since the subjects that the performances provoke in the public of students / as appreciators can reverberate in new perspectives on their realities as students / residents / people. The research was participant, with a qualitative approach at the local level. The understanding of performativity and liberating education permeates during writing, as well as the issues of autonomy, racial gender and ethnic issues that come from performances and reverberate between presentations and debates at school. The artistic creations observed in the process were: Feminicide, it's about me, it's about everyone !. Every form of love deserves to be respected and Why do you call me? These activities provided students, teachers and school management with an awareness of a social reality, which is often oppressive, but which is subject to change based on the practice generated by this reflection and the debates, led by the students.
Palavras-chave: Ensino de dança na educação formal
Engajamento social
Performatividade
Reflexão crítica
Prática artística
Dance teaching in formal education
Social engagement
Performativity
Critical reflection
Artistic practice
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::TEATRO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20320
Data do documento: 31-Jul-2020
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SandraMichelleCruzDeMelo_Dissert.pdf874,77 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons