Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20323
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorAraújo, Bruno Vinelli Nunes de Oliveira-
dc.date.accessioned2021-07-06T18:26:10Z-
dc.date.available2021-05-27-
dc.date.available2021-07-06T18:26:10Z-
dc.date.issued2020-05-25-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20323-
dc.description.abstractAffective memories are archives of each person's emotional life history, which is why there are family albums (SILVA, 2008). The photos attest to the existence of what you want to show and are devices of memory. The advent of digital photography, in the 21st Century, expanded the editing resources of the images and enabled changes and manipulations that were not possible in analog photography. In Brazil, one of the programs used to manage and edit digital images is Adobe Lightroom, one of the digital tools that made the transition between analog and digital photography possible. The objective of this research was to analyze, by means of comparison, the influence of affective memory in the edition of an authorial photograph, named by the artist Sóstenes Lopes de 'Amor', using the Adobe Lightroom software. We applied the concepts of collective memory (HALBWACHS, 2015) and the act of photographing (SONTAG, 2004; SOULAGES, 2010; CARTIER-BRESSON, 2016) and used the qualitative approach and oral history as methodological procedures through the case study. We consider orality as a source for this research because it allows us to recover what we did not find in other documents, such as spontaneity, in addition to the image analysis procedures proposed by Fayga Ostrower (2018). The research presented the following results: in the work of the photographer / educator Sóstenes Lopes, the interaction between the human being and the machine was experienced in an intuitive way, using Adobe Lightroom, and manipulation was the moment to place the artist's signature in order to record the photographed instant, to show everyone that the subject photographed was (and still is) a moment related to various emotional reactions.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Viviane Cunha (viviane@biblioteca.ufpb.br) on 2021-06-29T16:45:25Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunoVinelliNunesDeOliveiraAraújo_Dissert.pdf: 2889300 bytes, checksum: b22d5b736983f2255af5b3d5b383d7da (MD5)en
dc.description.provenanceApproved for entry into archive by Biblioteca Digital de Teses e Dissertações BDTD (bdtd@biblioteca.ufpb.br) on 2021-07-06T18:26:10Z (GMT) No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunoVinelliNunesDeOliveiraAraújo_Dissert.pdf: 2889300 bytes, checksum: b22d5b736983f2255af5b3d5b383d7da (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-06T18:26:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) BrunoVinelliNunesDeOliveiraAraújo_Dissert.pdf: 2889300 bytes, checksum: b22d5b736983f2255af5b3d5b383d7da (MD5) Previous issue date: 2020-05-25en
dc.description.sponsorshipNenhumapt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAdobe Lightroompt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectMemória afetivapt_BR
dc.subjectSóstenes Lopespt_BR
dc.subjectPhotographypt_BR
dc.subjectAffective memorypt_BR
dc.titleEntre o passado e o presente: Adobe Lightroom e a memória afetiva na fotografia de Sóstenes Lopespt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.advisor1Costa, Robson Xavier da-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3706411790927848pt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1779519146949840pt_BR
dc.description.resumoMemórias afetivas são arquivos da história da vida emotiva de cada pessoa, razão por que existem os álbuns de família (SILVA, 2008). As fotos atestam a existência daquilo que se quer mostrar e são dispositivos da memória. O advento da fotografia digital, no Século XXI, ampliou os recursos de edição das imagens e possibilitou alterações e manipulações que não eram possíveis na fotografia analógica. No Brasil, um dos programas usados para gerenciar e editar imagens digitais é o Adobe Lightroom, uma das ferramentas digitais que possibilitou a transição entre a fotografia analógica e a digital. O objetivo desta pesquisa foi de analisar, por meio de comparação, a influência da memória afetiva na edição de uma fotografia autoral, nomeada pelo artista Sóstenes Lopes de ‘Amor’, usando o software Adobe Lightroom. Aplicamos os conceitos de memória coletiva (HALBWACHS, 2015) e ato de fotografar (SONTAG, 2004; SOULAGES, 2010; CARTIER-BRESSON, 2016) e utilizamos como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa e a história oral por meio do estudo de caso. Consideramos a oralidade como fonte para esta pesquisa, porque nos possibilita recuperar o que não encontramos em outros documentos, como a espontaneidade, além dos procedimentos de análise das imagens proposta por Fayga Ostrower (2018). A pesquisa apresentou os seguintes resultados: no trabalho do fotógrafo/educador Sóstenes Lopes, a interação entre o ser humano e a máquina foi vivenciada de modo intuitivo, com o uso do Adobe Lightroom, e a manipulação foi o momento de colocar a assinatura do artista com o intuito de registrar o instante fotografado, para mostrar a todos que o tema fotografado foi (e ainda é) um momento relacionado a várias reações emocionais.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentInformáticapt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artespt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::CIENCIA DA COMPUTACAOpt_BR
Aparece nas coleções:Centro de Informática (CI) - Programa de Pós-Graduação em Computação, Comunicação e Artes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
BrunoVinelliNunesDeOliveiraAraújo_Dissert.pdf2,82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons