Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20338
Tipo: Dissertação
Título: Educação a distância e contextos de aprendizagem no trabalho: espectros da formação continuada na Universidade Federal da Paraíba
Autor(es): Cardoso, Erickson Handerson Rodrigues
Primeiro Orientador: Medeiros, José Washington de Morais
Primeiro Coorientador: Farias, Maria da Salete Barboza de
Resumo: No Século XXI, a evolução científico-tecnológica e seus desdobramentos socioculturais e econômicos são uma condição intrínseca de (re)articulação da sociedade em rede (da informação/do conhecimento). Nessa tônica, a cultura digital tem dimensionado (trans)formações conjunturais na geração/disseminação/acesso/uso da informação, na estrutura das cidades, nos serviços público e privado, na sociabilidade (relações humanas), no trabalho, na produção agrícola e industrial, nas formas de interação com o saber etc. Como fenômeno de (re)produção da cultura e do pensamento ação de seu tempo, a educação ao longo da vida, especificamente, a formação continuada, perpassa fases e fatores, cuja dinâmica contemporânea lhe imprime, ainda mais, aproximações entre a formação ético-cidadã e o mundo do trabalho. Assim, essa pesquisa objetivou compreender a educação a distância por meio de contextos de aprendizagem, no trabalho de servidores técnico-administrativos (TAEs) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Em termos metodológicos, a pesquisa caracterizou-se como de campo, de abordagem quantiqualitativa, do tipo descritiva e exploratória, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário misto, aplicado a servidores técnico administrativos da Pró-Reitoria Administrativa (PRA) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A análise de conteúdo (AC), através da análise categorial, subsidiou a interpretação dos dados. Os resultados constataram que os servidores técnico-administrativos da PRA/UFPB reconhecem o quanto a educação a distância fomenta contextos de aprendizagem oportunos para a formação continuada e suas articulações entre a vida pessoal e o trabalho na UFPB. Os dados desvendaram vantagens e desvantagens da formação continuada em EaD por meio dos processos educativos vivenciados pelos sujeitos. Portanto, a EaD não só se configura como uma potencialidade na promoção de saberes, mas também consolida a UFPB, no cenário da sociedade informacional e do conhecimento, como uma organização pública aprendente.
Abstract: In the 21st Century, scientific-technological evolution, and its sociocultural and economic developments, is an intrinsic condition for (re)articulation of the network (information/knowledge) society. In this light, digital culture has dimensioned conjunctural (trans)formations in the generation/dissemination/access/use of information, the structure of cities, public/private services, sociability (human relations), work, agricultural and industrial production as well as in the interaction with knowledge, and so on. Therefore, as a phenomenon of (re)production of culture and thought action of its time, lifelong learning, particularly continuing education, goes through phases and factors whose contemporary dynamics imprints on it even more approximations between ethical-citizen education and the world of work. Thus, this research aimed to understand distance education through learning contexts at work of the administrative staff of the Federal University of Paraíba (UFPB). In methodological terms, the research was characterized as a field study, with a quantitative and qualitative approach, of a descriptive and exploratory type, whose data collection instrument was a mixed questionnaire applied to the administrative staff of the Pro-Rectorate of Administration (PRA) of the Federal University of Paraíba (UFPB). Content analysis (CA) supported the interpretation of the data through categorical analysis. The results found that the PRA/UFPB administrative staff acknowledges how much distance education fosters timely learning contexts for continuing education, and its articulations between their personal life and work at UFPB. The data revealed the advantages and disadvantages of continuing education through distance education based on the educational processes experienced by the subjects. Therefore, distance education represents not only a potential for the promotion of knowledge, but also consolidates UFPB as a learning public organization in the information society and knowledge scenario.
Palavras-chave: Gestão da educação a distância
Contextos de aprendizagem
Formação continuada
Servidores técnico-administrativos (TAEs)
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Distance education management
Learning contexts
Continuing education
Administrative staff
Federal University of Paraíba (UFPB)
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20338
Data do documento: 24-Set-2020
Aparece nas coleções:Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EricksonHandersonRodriguesCardoso_Dissert.pdf2,19 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons