Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2033Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Silva, Tácia Gonçalves da | - |
| dc.date.accessioned | 2017-09-11T13:10:38Z | - |
| dc.date.available | 2016-05-24 | - |
| dc.date.available | 2017-09-11T13:10:38Z | - |
| dc.date.issued | 2015 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2033 | - |
| dc.description.abstract | This work proposes an analysis of the historicity of African descent as an important instrument of the self-identity in child in Paratibe‟s Quilombola community in the scholar‟s purview. For a reflection for the importance of the stimulus to self-identity of African descent in the scholar‟s scope, as also the identification of the difficulties related to de absence of this contents in the education subject. Showing as objectives, the exposition of African descent‟s history and quilombos in Brazil; the understanding of the self-identity process in education as a combat instrument to rascism; and the indentify schools as an ambit to construct de historicity of African descents, to target de self-identity of blacks. The adopted methodology was a bibliographic and qualitative research, using bibliographic and field research. Using observation techniques and semi- structured interviews, the whole study was based in the Politic and Pedagogic Project and the Extracurricular Project. This research was developed in the Municipal School of Paratibe‟s quilombo, following the theoretical progress by the authors Wieviorka, Serrano and Bejamim. The results of this investigation, show that the schools have a contribution in the daily learning process of the students about the topic of colored people history and culture, however this incentive could be applied in a strongly way gradually. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-11T13:10:37Z No. of bitstreams: 1 TGS24052016: 611505 bytes, checksum: 16a783b8bc736cf3b1d8fe8704304b0c (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-11T13:10:38Z (GMT). No. of bitstreams: 1 TGS24052016: 611505 bytes, checksum: 16a783b8bc736cf3b1d8fe8704304b0c (MD5) Previous issue date: 2015 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.subject | Historicidade afrodescendente | pt_BR |
| dc.subject | Autoidentidade | pt_BR |
| dc.subject | Escola - racismo | pt_BR |
| dc.title | Historicidade da identidade afrodescendente na educação escolar da Comunidade Quilombola de Paratibe: um estudo de caso sobre o autorreconhecimento e o racismo. | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Calaça, Suelidia Maria | - |
| dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9270682218307104 | pt_BR |
| dc.description.resumo | O presente trabalho traz uma análise sobre a historicidade afrodescendente como importante instrumento de autorreconhecimento da identidade das crianças na escola da comunidade Quilombola de Paratibe. Para uma reflexão sobre a importância do estímulo a autoidentidade afrodescendente no convívio escolar, bem como a identificação das dificuldades relacionadas à ausência dos conteúdos afrodencendência na educação. Apresentando como objetivos a exposição sucinta da história dos afrodescendentes e dos quilombos no Brasil, a compreensão do processo do autorreconhecimento da identidade afrodescendente na Educação como instrumento de combate ao racismo, e por fim, a Identificação do âmbito escolar como um espaço de construção da historicidade afrodescendente, para o incentivo ao autorreconhecimento da identidade negra. A metodologia utilizada se deu a partir da pesquisa qualitativa através do levantamento bibliográfico e pesquisa de campo. Com técnicas de observações, entrevistas semiestruturadas e análises do projeto político pedagógico e o projeto extracurricular da escola Municipal que abrange o quilombo de Paratibe. Trazendo como principais teóricos Wieviorka (ANO), Serrano e Bejamim. Conclui-se, a partir dos resultados da pesquisa, que a escola contribui no processo de ensino aprendizagem dos alunos no que diz respeito aos temas que abordam o ensino da cultura e história do negro, porém o incentivo pode ocorrer ainda mais forte de forma gradativa. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO EM PERIFERIAS URBANAS | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| TGS24052016 | 597,17 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
