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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20344
Tipo: | Tese |
Título: | Abordagens pedagógicas e práticas educativas na formação em enfermagem: contribuições para a gestão do cuidado preconizado pelo Sistema Único de Saúde |
Autor(es): | Leite, Iracema Filgueira |
Primeiro Orientador: | Nascimento, João Agnaldo do |
Segundo Orientador: | Santos, Sérgio Ribeiro |
Resumo: | OBJETIVO: Analisar as concepções pedagógicas e práticas educativas utilizadas na formação do enfermeiro na perspectiva das contribuições para a Gestão do Cuidado no Sistema Único de Saúde. MATERIAIS E MÉTODOS: Trata-se de um processo investigativo observacional, exploratório, descritivo e inferencial, mediante abordagem quanti-qualitativa. O estudo observacional permite que ocorra a averiguação direta do objeto a ser estudado e a realização de testes estatísticos e procedimentos similares com o objeto da pesquisa. Nesta tipologia de estudo, fez-se um levantamento bibliográfico do estudo, para dar subsídios à elaboração e aplicação de três questionários e a construção de uma entrevista semiestruturada. Os questionários subdividem-se em perfil sociodemográfico dos participantes, a avaliação de competências e habilidades ditadas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais de 2001, adaptadas e validadas pelo alfa de Cronbath, analisadas por agrupamento e métrica euclidiana, de forma hierárquica e as questões qualitativas submetidas à análise de conteúdo na vertente Bardin. Antes da aplicação do questionário, cada instituição assinou sua respectiva carta de anuência, bem como os entrevistaram assinaram o Termo de Consentimento livre e Esclarecido, em consonância com a resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. RESULTADOS E DISCUSSÃO: após a aplicação do questionário quantitativo, houve diferença significativa entre os grupos nos domínios F4(comunicação), F6 (Metodologia da Assistência), F9 (Investigação Científica) e F10(Trabalho em equipe). Observa-se que os participantes do estudo apresentaram dificuldade nestes domínios sugerindo a necessidade de alterações nas estratégias de ensino, no sentido de minimizar as lacunas entre a formação profissional e seu preparo para Gestão do Cuidado. Porém, ao aplicar a entrevista semiestruturada, observou-se que o predomínio do ensino tradicional, voltado para aulas expositivas e predomínio de avaliações quantitativas, tais respostas apontaram para identificação de uma abordagem tradicional, segundo Mizukami, quando à abordagem crítico-social de conteúdo, foi eleita como a teoria mais adequada para relacionar teoria à prática formando a práxis, dinamizando as aulas e formando o aluno o mais próximo possível de sua realidade, social, epidemiológica e política, de acordo com o que direciona a Gestão do Cuidado no SUS. CONSIDERAÇÕES FINAIS: Conclui-se que, o conteúdo ditado pelas DCN 2001, do Curso de Graduação em Enfermagem é inserido, de acordo com o que dita as diretrizes, porém a prática educativa predominante é dicotômica associada a uma abordagem tradicional nas instituições de ensino superior. |
Abstract: | OBJECTIVE: To analyze the pedagogical concepts and educational practices used in the training of nurses from the perspective of contributions to Care Management in the Unified Health System. MATERIALS AND METHODS: This is an observational, exploratory, descriptive and inferential investigative process, using quantitative and qualitative approaches. The observational study allows for the direct investigation of the object to be studied, furthermore to the performance of statistical tests and similar procedures with the object of the research. In this type of study, occurs the investigation in a group of people with the purpose of answering some questions about a certain problem, previously described that covered the following phases: the first the bibliographic survey of the study, later the application of three questionnaires and one semi-structured interview, which the first assessed the population's socio-demographic profile, the second, the assessment of competences and skills dictated by the 2001 DCN, adapted and validated by the cronbath alpha, analyzed by grouping, euclidean metrics, in a hierarchical way and the questions qualitative of Bardin content analysis. RESULTS AND DISCUSSION: after applying the quantitative questionnaire, there was a significant difference between the groups in the domains F4 (communication), F6 (Assistance Methodology), F9 (Scientific Research) and F10 (Teamwork), it is observed that students present difficulties in these areas, suggesting changes in teaching strategies in order to minimize the gaps between professional training and its preparation for Care Management. When applying the semi-structured interview, there was a predominance of traditional teaching, focused on expository lectures and qualitative assessments, suggesting Mizukami's approach, the critical-social approach to content, in order to correlate theory with practice forming praxis, dynamizing classes and training the student as close as possible to his social, epidemiological and political reality. FINAL CONSIDERATIONS: Teaching covers the content dictated by the DCN 2001, of the Nursing Graduate Course: the traditional dichotomous content-persists in the Classroom; The students and some professors know how to define, but they did not adhere to the educational practice based on professional preparation for the Care Management At SUS. |
Palavras-chave: | Prática educativa Enfermagem Gestão do cuidado Educational practice Nursing Care management |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::SAUDE COLETIVA |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Ciências Exatas e da Saúde |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20344 |
Data do documento: | 27-Mai-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) - Programa de Pós-Graduação em Modelos de Decisão e Saúde |
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