Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2035
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantana, Marcelo da Fonsêca-
dc.date.accessioned2017-09-11T14:41:02Z-
dc.date.available2016-07-19-
dc.date.available2017-09-11T14:41:02Z-
dc.date.issued2015-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2035-
dc.description.abstractThis study aims to understand how the use of the image occurs as mediation training in literacy for youth and adults, through the perspective of the Theory of Meaningful Learning. The advance organizers are pedagogical mechanisms that are helpful in the process of teaching-learning, establishing a connection between what the student already knows and what he needs to learn. We believe that the image, as advance organizer in the education process, supports the Meaningful Learning. In order to do so, I have resorted to the Theory of Meaningful Learning proposed by David Ausubel, since its main principium is the organization of the teaching process starting by the previous knowledge of the student. As a conclusion, we present the report of the experience made in a class of youth and adult education, using the image as advance organizer, with a deductive method.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-11T14:41:02Z No. of bitstreams: 1 MFS19072016: 782788 bytes, checksum: d506a767a923d1ad3bcea7a2ae5c06e7 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2017-09-11T14:41:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFS19072016: 782788 bytes, checksum: d506a767a923d1ad3bcea7a2ae5c06e7 (MD5) Previous issue date: 2015-03en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectAlfabetização - adultospt_BR
dc.subjectImagem - processo de alfabetizaçãopt_BR
dc.titleO uso pedagógico da imagem como organizador prévio no processo de alfabetização de adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Carlos, Erenildo João-
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3119274144159124pt_BR
dc.description.resumoEste trabalho teve como objetivo compreender como ocorre o uso da imagem como organizador prévio do processo de alfabetização de adultos, numa perspectiva da aprendizagem significativa. Os organizadores prévios são mecanismos pedagógicos que ajudam no processo de ensino-aprendizagem e estabelecem uma ligação entre aquilo que o educando já sabe e o que precisa saber. Acreditamos que a imagem, como organizador prévio no processo educativo, favorece uma aprendizagem significativa. Para tanto, recorremos à Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, porquanto seu princípio norteador é a organização do ensino a partir do conhecimento prévio do educando. Por fim, apresentamos o relato da experiência concreta, realizado em sala de aula na alfabetização de jovens e adultos, com o uso da imagem como organizador prévio, por meio do método dedutivo.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOSpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
MFS19072016764,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.