Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2035
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.creator | Santana, Marcelo da Fonsêca | - |
dc.date.accessioned | 2017-09-11T14:41:02Z | - |
dc.date.available | 2016-07-19 | - |
dc.date.available | 2017-09-11T14:41:02Z | - |
dc.date.issued | 2015-03 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/2035 | - |
dc.description.abstract | This study aims to understand how the use of the image occurs as mediation training in literacy for youth and adults, through the perspective of the Theory of Meaningful Learning. The advance organizers are pedagogical mechanisms that are helpful in the process of teaching-learning, establishing a connection between what the student already knows and what he needs to learn. We believe that the image, as advance organizer in the education process, supports the Meaningful Learning. In order to do so, I have resorted to the Theory of Meaningful Learning proposed by David Ausubel, since its main principium is the organization of the teaching process starting by the previous knowledge of the student. As a conclusion, we present the report of the experience made in a class of youth and adult education, using the image as advance organizer, with a deductive method. | pt_BR |
dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2017-09-11T14:41:02Z No. of bitstreams: 1 MFS19072016: 782788 bytes, checksum: d506a767a923d1ad3bcea7a2ae5c06e7 (MD5) | en |
dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2017-09-11T14:41:02Z (GMT). No. of bitstreams: 1 MFS19072016: 782788 bytes, checksum: d506a767a923d1ad3bcea7a2ae5c06e7 (MD5) Previous issue date: 2015-03 | en |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem significativa | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização - adultos | pt_BR |
dc.subject | Imagem - processo de alfabetização | pt_BR |
dc.title | O uso pedagógico da imagem como organizador prévio no processo de alfabetização de adultos | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.contributor.advisor1 | Carlos, Erenildo João | - |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/3119274144159124 | pt_BR |
dc.description.resumo | Este trabalho teve como objetivo compreender como ocorre o uso da imagem como organizador prévio do processo de alfabetização de adultos, numa perspectiva da aprendizagem significativa. Os organizadores prévios são mecanismos pedagógicos que ajudam no processo de ensino-aprendizagem e estabelecem uma ligação entre aquilo que o educando já sabe e o que precisa saber. Acreditamos que a imagem, como organizador prévio no processo educativo, favorece uma aprendizagem significativa. Para tanto, recorremos à Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel, porquanto seu princípio norteador é a organização do ensino a partir do conhecimento prévio do educando. Por fim, apresentamos o relato da experiência concreta, realizado em sala de aula na alfabetização de jovens e adultos, com o uso da imagem como organizador prévio, por meio do método dedutivo. | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::TOPICOS ESPECIFICOS DE EDUCACAO::EDUCACAO DE ADULTOS | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MFS19072016 | 764,44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.