Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20362
Tipo: Dissertação
Título: No caminho à universidade tinha uma pedra: reflexões sobre a emancipação discursiva e o acesso de jovens de origem popular à universidade
Autor(es): Holanda, Driely Xavier de
Primeiro Orientador: Calaça, Suelídia Maria
Primeiro Coorientador: Francelino, Pedro Farias
Resumo: Este trabalho objetiva analisar a relação entre o processo de elaboração de leitura e escrita do jovem de origem popular, sua emancipação discursiva e a garantia do acesso e da permanência no ensino superior sob a perspectiva dos Direitos Humanos. Tem-se como aporte teórico o pensamento de Freire (1970) e as concepções de Bakhtin (1992). Metodologicamente a pesquisa tem um caráter qualitativo, interdisciplinar e tem como fundamento a dialética. Utilizamos como instrumento de construção de dados o protocolo verbal aplicado via grupo focal composto por cinco jovens e adultos cursistas e ex-cursistas do Projeto Curso Pré-universitário PET/Conexões Saberes da Universidade Federal da Paraíba, o qual se constitui como campo de pesquisa desse estudo. A análise de conteúdo foi o método escolhido para analisar os dados obtidos, os quais apontam como resultado que o trabalho com a leitura-escrita-reescrita leva o (a) estudante a um processo de emancipação discursiva e que essa emancipação se fundamenta a partir de cinco aspectos. A saber: a mobilização do enunciado, a apropriação do discurso, a ressignificação de ideias, a relação autor/interlocutor. Além disso, observamos que esses elementos são mobilizados e articulados dentro do discurso em função da defesa de um ponto de vista, a qual sempre apontará para o quinto elemento da emancipação: a autoria, sendo essa, a nosso ver, a materialização da própria emancipação discursiva. Essa, por sua vez, materializa-se nos diversos gêneros dos discursos que fluem à emergência da interação verbal por meio das relações dialógicas que vamos construindo em sociedade.
Abstract: This article aims to analyze the relationship between the process of elaboration of reading and writing of youths and adults of popular origin, their discursive emancipation, and the guarantee of access and permanence in university beneath the perspective of Human Rights. It's theoretical contribution is based on Freire's thought (1970) and Bakhtin's (1992) conceptions. Methodologically the research has a qualitative, interdisciplinary character, and it has based on dialectics. We use as an instrument of data construction the verbal protocol applied via focal group composed of five youths and adults, cursists, and ex-cursists of the PET/Conexões de Saberes Project Pre-university Course of the Federal University of Paraíba, which constitutes the field of research of this study. Content analysis was the method chosen to analyze the data obtained, which show as a result that the work with reading-writing-rewritten takes the to a process of discursive emancipation and that this emancipation is based on five aspects, namely: the mobilization of the enunciated, the appropriation of the discourse, the reframing of ideas, the author/interlocutor relationship. In addition, we observe that these elements are mobilized and articulastes within the discourse according to the defense of a point of view, which will always point to the fifth element of emancipation authorship, this, in our view, is the materialization of discursive emancipation itself. This, in turn, materializes in the various genres of the discourses that flow the emergency of verbal interaction through the dialogical relations that we build in society.
Palavras-chave: Jovens e adultos de origem popular
Emancipação discursiva
Educação em direitos humanos
Acesso ao ensino superior
Youth and adults of popular origin
Discursive emancipation
Human Rights Education
Access to university
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Cidadania e Direitos Humanos
Programa: Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos, Cidadania e Políticas Públicas
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20362
Data do documento: 18-Ago-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DrielyXavierDeHolanda_Dissert.pdf3,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons