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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20372
Tipo: Dissertação
Título: Imagem em movimento: releitura e performance a partir de obras de Cândido Portinari como experiência criativa e estética no contexto escolar
Autor(es): Silva, Shirley Batista da
Primeiro Orientador: Pereira, José Amâncio Tonezzi Rodrigues
Resumo: A presente pesquisa visou unir duas linguagens artísticas distintas: visuais e cênicas, tendo como prática pedagógica a Releitura e Performance em meio a um processo experimental, criativo e estético do educando. Este processo ocorreu a partir da visão individual e coletiva do aluno ao ler, interpretar e recriar, à sua maneira, algumas das obras de Cândido Portinari, tendo como foco o uso da linguagem cênica, que resultou em um objeto final de sua criação e produção em arte. Segundo a BNCC (2018), ao escolher uma determinada obra de arte para ser estudada, o educador deve ter em mente quais são os propósitos e objetivos a serem alcançados. Sou professora efetiva de arte na rede pública de ensino e, como artista docente, busco trazer um engajamento político para dentro do cotidiano escolar. A presente pesquisa-ação junto ao PROFARTES/UFPB teve como objetivo viabilizar um processo de criação artística dentro do espaço escolar, integrando as artes cênicas e visuais por meio da apreciação, criação e adaptação de algumas obras do artista plástico paulista Cândido Portinari (1903/62). Esta escolha se deu pelo fato de que este artista é brasileiro e dedicou parte de sua vida a retratar a realidade social, a pobreza e a miséria, frutos da escravidão no Brasil. O lócus da pesquisa foi a EMEF Rosa Figueiredo de Lima, situada no centro de Cabedelo, cidade portuária ao Norte de João Pessoa, na Paraíba, e os sujeitos foram alunos do 8º e 9º ano do ensino fundamental II. Após a leitura visual das obras: Café (1935), Puxada de rede (1959), Os retirantes (1944), Favelas (1957), Grupo de Meninas Brincando (1940), Criança Morta (1944), Mulher Chorando (1947), Mulata de Vestido Branco (1936), As moças de Arcozelo (1940) e Espantalho (1959), foram selecionadas algumas delas para a realização de exercícios cênicos de recriação e abriu-se uma discussão sobre as diferenças entre encenação e performance (Cohen, 2013; Pavis, 2017) no espaço escolar. A referida proposta pedagógica mostrou-se eficiente, pois, ao final do processo, os alunos demonstraram capacidade de expressar uma nova compreensão daquilo que foi estudado.
Abstract: The presente research aima to unite two distinct artistic languages: visuals and performing, having as pedagogical practic the Rereading and Performance amid a experimental process, criative and aesthetics of the student. This process occurred from the individual and collective vision of the student when reading, interpreting and recrating in your way some of Cândido Portinari’s works, having as a focus the using of the performing language, resulting in a final object of their criation and production in art. According to BNCC (2018) when choosing determinated work of art to been studied, the educator must have in mind which is the purposes and the goals to been achieved. I am teacher in the public system and as a professor artist, I search bring a politic engagement to the everyday in school. The present research-action with to PROFARTES/UFPB aims to enable a artistic criation process inside the school space integrating the performing arts and visual through the appreciation, criation and adaptation in some work of art of the paulista plastic artistic Cândido Portinari (1903/62). This choice was due to the fact that this artist is brasilian and dedicated part of this life portraying the social reality, the poverty and misery, fruits of the slavery in Brazil. The locus of the researc was at the Municipal Elementary School Rosa Figueiredo de Lima, placed in Cabedelo, portuary city in the North of João Pessoa, Paraíba, and the individuals were students of the 8º and 9º grade. After the visual reading of the works: Café (1935), Puxada de Rede (1959), Os retirantes (1944), Favelas (1957), Grupo de Meninas Brincando (1940), Criança Morta (1944), Mulher Chorando (1957), Mulata de Vestido Branco (1936), As moças de Arcozelo (1940) e Espantalho (1959), some of these Works were selected for the realization of performing exercises of recriation and a discussion opened up about the differences between staging and performance (Cohen, 2013; Pavis, 2017) in the school space. This pedagogical proposal showed up efficient, because, on the final process, the students have demonstrading the ability to express a new understanding of what were study.
Palavras-chave: Releitura
Cândido Portinari
Performance
Rereading
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Artes Cênicas
Programa: Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional (PROFARTES)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20372
Data do documento: 28-Jul-2020
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Mestrado Profissional em Artes em Rede Nacional

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