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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20386
Tipo: | Dissertação |
Título: | Promoção da saúde mental de graduandos da UFPB: proposições para uma atuação institucional |
Autor(es): | Gouveia, Mirtila Marina Wood |
Primeiro Orientador: | Diniz, Adriana Valéria Santos |
Resumo: | O presente trabalho objetivou desenvolver proposições para uma atuação institucional em promoção da saúde mental de estudantes de graduação da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), a partir de contribuições de experiências de outras instituições de ensino superior e de coordenadores de curso da UFPB. Os agravos à saúde mental têm sido tema de preocupação, ensejando discussões que apontam para a necessidade de intervenções dentro da realidade institucional. Torna-se evidente que o assunto transcende o setor de saúde e urge ser pauta prioritária da gestão universitária. Partindo da abordagem de ambientes saudáveis para a promoção da saúde como estratégia para o contexto universitário, este trabalho realiza estudo qualitativo, coletando dados através de revisão sistemática de literatura e aplicação de questionário e entrevista em grupo focal com coordenadores de curso, para reunir e construir perspectivas de atuação institucional. A análise de conteúdo (AC) categorial alicerça essa interpretação. Das experiências de outras instituições, destacam-se alguns elementos de referência: incorporação da saúde nos processos e na tomada de decisões, engajamento comunitário, compromisso da gestão, uso de recursos e ferramentas institucionais e da educação, desenvolvimento de competências e parcerias, trabalho a partir de evidências, entre outros. Dos coordenadores, constatam-se as ações realizadas no âmbito dos cursos, as vivências e dificuldades para os gestores, algumas recomendações trazidas por estes, bem como fatores que consideram relevantes para a institucionalização da atuação. Como produto final, encaminham-se proposições para uma atuação institucional da UFPB na promoção da saúde mental estudantil. Espera-se, assim, contribuir com reflexões sobre as possibilidades de intervenção em promoção de saúde mental no ensino superior, bem como adicionar subsídios para as práticas de promoção da saúde no trabalho de gestores e servidores da UFPB. Quiçá, ainda, servir como uma ferramenta de utilidade para agentes “catalisadores” de uma mobilização em prol de uma abordagem de ambientes saudáveis dentro da instituição. |
Abstract: | This technical report aimed to develop proposals for institutional action concerning the promotion of mental health of undergraduate students at the Federal University of Paraíba (UFPB), based on contributions from experiences of other higher education institutions and from Course Coordinators of UFPB. Mental health problems have been a topic of concern, raising discussions that point to the need for interventions within the institutional reality. It becomes evident that the issue transcends the health sector and urgently needs to be a priority agenda for the university management. Starting from the settings-based approach to health promotion as a strategy for the university context, this report performs qualitative research, collecting data through systematic literature review and application of questionnaire and focus group interview with Course Coordinators, to gather and build perspectives for institutional action. Categorical content analysis (AC) underlies this interpretation. From the experience of other institutions, some reference elements stand out: incorporating health into the processes and decision making, community engagement, leadership commitment, use of institutional and educational resources and tools, development of competencies and partnerships, work from evidence, among others. From the coordinators standpoint, it was verified the activities accomplished within the scope of the Courses, the experiences and difficulties for the managers, some recommendations brought by them, as well as factors that they consider relevant for the institutionalization of action. As a final product, proposals are forwarded for an institutional action by the UFPB to the promotion of student mental health. Thus, it is expected to contribute with reflections on the possibilities of intervention in promoting mental health in higher education, as well as adding subsidies for health promotion practices in the work of managers and staff at UFPB. Perhaps, still, to serve as a tool of use by catalyst agents for a mobilization in favor of the settings-based approach within the institution. |
Palavras-chave: | Promoção de saúde Ambientes saudáveis Saúde mental Ensino superior Gestão universitária Health promotion Healthy settings Mental health Higher education University administration |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Educação |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Mestrado em Gestão de Organizações Aprendentes |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20386 |
Data do documento: | 30-Set-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Educação (CE) - Programa de Pós-Graduação em Gestão nas Organizações Aprendentes |
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