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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20391
Tipo: | Tese |
Título: | O enredo aporético de “A terceira margem do rio” (G. Rosa) e “El inmortal” (J.L. Borges) |
Autor(es): | Abdala, Hélio Santiago Rodrigues |
Primeiro Orientador: | Araújo, Arturo Gouveia de |
Resumo: | Investigando alguns contos específicos do final do século XIX, nos deparamos com algumas situações diferenciadas quanto à construção do enredo: autores como Cleveland Moffett (pouco conhecido no cenário literário atual) e Henry James criam narrativas que apresentam um problema inicial não resolvido pelo desfecho (ou outra fase do enredo). Estes autores, entretanto, não chegam a cultivar de forma exaustiva essa condição. Somente no século XX, vemos escritores como Franz Kafka estruturarem suas melhores narrativas na forma de um enredo que põe ao leitor uma situação não resolvida e a prolonga até o final sem lhe dar chances de elucidação efetiva. Jorge Luis Borges, na linha kafkiana, também realiza algumas de suas mais famosas obras tomando como ponto de partida a construção do enredo não elucidativo. No Brasil, Guimarães Rosa usa esse expediente em alguns de seus textos ficcionais. “A terceira margem do rio” se apresenta como um dos principais exemplos (talvez, o melhor exemplo dentro da ficção do escritor mineiro) no que concerne à criação do que chamamos de enredo aporético. Nesta perspectiva, o nosso trabalho procura realizar uma análise detalhada do supracitado conto em conjunto com a narrativa de “El inmortal”, de Jorge Luis Borges. Partimos da observação dos modos em que são apresentados os enredos de ambos os textos, procurando compreender o funcionamento artístico do conceito de aporia enquanto causa motora do relato, tendo o cuidado de verificar as particularidades inerentes a cada produção literária |
Abstract: | While investigating some specific short stories from the end of the 19th century, we have faced some different situations regarding to the construction of the plot: authors like Cleveland Moffett (little known in the current literary scene) and Henry James create narratives that present an initial problem not solved in the end of its plots (and nor in other stages of the plot). These authors, however, do not fully cultivate this condition or even technique. Only in the twentieth century, we perceive writers such as Franz Kafka who structures their best narratives in the form of a plot that puts the reader in an unresolved situation and prolongs it until the end of the story without giving the readers a chance of effective elucidation. Jorge Luis Borges follows the same standard presented in Kafka’s compositions, he also produces some of his most famous works starting with the construction of a non-clarifying plot. In Brazil, Guimarães Rosa uses this device in some of his fictional texts. “A terceira margem do rio” presents itself as one of the main example (perhaps the best illustration within the fictional work conceived by Guimarães Rosa) related to the creation of what we call the aporetic plot. Through this perspective, our work seeks to carry out a detailed analysis concerning to the abovementioned short story and “El inmortal”, by Jorge Luis Borges. We initiate this study observing the ways in which the plots of both texts are presented, seeking to understand the artistic functioning of the concept denominated aporia as the pivotal cause of the plot. We emphasize that we will be careful while analyzing the particularities inherent to each artistic production. |
Palavras-chave: | Conto Enredo Causa motora Aporia Short story Plot Pivotal cause |
CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
Sigla da Instituição: | UFPB |
Departamento: | Letras |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
URI: | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ |
URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20391 |
Data do documento: | 31-Mar-2020 |
Aparece nas coleções: | Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras |
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