Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20414
Tipo: Tese
Título: A dimensão comunicativa da gestão da informação no contexto das mídias sociais de bibliotecas universitárias
Autor(es): Araújo, Walqueline da Silva
Primeiro Orientador: Freire, Gustavo Henrique de Araújo
Resumo: Em ambientes de bibliotecas universitárias, o uso das plataformas de mídias sociais como apoio para a consolidação do processo comunicativo tem sido uma evolução natural estimulada pelos usuários do mundo acadêmico, bastante susceptível às mudanças e inovações, tendo em vista que, as informações que outrora eram disseminadas por meio de murais físicos migraram para plataformas de comunicação on-line, como o Facebook, o Instagram e o Twitter, entre outras similares. O objetivo geral desse estudo é refletir sobre o processo comunicativo das bibliotecas universitárias das instituições de ensino superior no contexto das mídias sociais. Para isto, essa pesquisa possui uma abordagem quantitativa e qualitativa, tendo em vista que este tipo de abordagem visa quantificar dados coletados, bem como, identificar características, perfis e estruturas, respectivamente. Utilizou-se o método da Análise de Conteúdo no sentido de categorizar os dados coletados por meio da observação, buscando classificá-los de acordo com os temas previamente identificados. Logo, a amostra da pesquisa foi representada por quinze bibliotecas universitárias que fazem parte das instituições de ensino superior que obtiveram destaque no ranking da Webometrics na edição de 2018, se destacando no quesito presença acadêmica na web. Como resultado desta pesquisa e com base nos dados coletados, bem como na leitura para elaboração do referencial teórico, foi construído um modelo que ilustra o processo comunicativo das bibliotecas universitárias nas plataformas de mídias sociais. Logo, concluiu-se que a biblioteca universitária precisa estar imbuída da relevância de instituir uma equipe responsável pelo processo comunicativo digital, que tenha consciência de como se estrutura o processo comunicativo nas plataformas de mídias sociais da biblioteca, bem como possuir um modelo de comunicação digital que oriente o processo comunicativo em todas as suas etapas, desde a criação do conteúdo que será compartilhado, até a etapa de uso por parte dos usuários, na qual as informações são assimiladas cognitivamente, transformadas em conhecimento e aplicadas na criação de produtos e serviços de informação.
Abstract: In university library environments, the use of social media platforms as a support for the consolidation of the communicative process has been a natural evolution stimulated by users in the academic world, quite susceptible to changes and innovations, considering that, the information that was formerly disseminated through physical murals migrated to online communication platforms, such as Facebook, Instagram and Twitter, among other similar ones. The general objective of this study is to reflect on the communicative process of university libraries in higher education institutions in the context of social media. For this, this research has a quantitative and qualitative approach, considering that this type of approach aims to quantify collected data, as well as to identify characteristics, profiles and structures, respectively. The content Analysis method was used in order to categorize the data collected through observation, seeking to classify them according to the previously identified themes. Therefore, the research sample was represented by fifteen university libraries that are part of higher education institutions that were highlighted in the ranking of Webometrics in the 2018 edition, standing out in terms of academic presence on the web. As a result of this research and based on the data collected, as well as on reading for the elaboration of the theoretical framework, a model was built that illustrates the communicative process of university libraries on social media platforms. Therefore, it was concluded that the university library needs to be imbued with the relevance of establishing a team responsible for the digital communicative process, which is aware of how the communicative process is structured on the library's social media platforms, as well as having a digital communication model that guides the communicative process in all its stages, from the creation of the content that will be shared, to the stage of use by the users, in which the information is cognitively assimilated, transformed into knowledge and applied in the creation of information products and services.
Palavras-chave: Comunicação digital
Mídias sociais
Biblioteca universitária
Gestão da informação
Modelo de comunicação digital
Digital Communication
Social media
University library
Information management
Digital communication model
CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::CIENCIA DA INFORMACAO
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Ciência da Informação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20414
Data do documento: 23-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Sociais e Aplicadas (CCSA) - Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
WalquelinedaSilvaAraújo_Tese.pdf4,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons