Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20415
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSOUSA, DANIEL LIMA DE-
dc.date.accessioned2021-07-14T22:32:26Z-
dc.date.available2021-07-14T22:32:26Z-
dc.date.issued2021-03-24-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20415-
dc.description.abstractLa consolidación de las políticas sociales tal como las conocemos hoy en día es el resultado de todo un proceso histórico, que directa o indirectamente nos impacta. Específicamente, con respecto a la política educativa, encontró en la década de 1960 el elemento impulsor de su desarrollo asociado con diversas políticas de inclusión social. Sin embargo, este modelo más inclusivo sólo se materializó del gobierno de Lula (2001-2005) con la creación del Programa Nacional de Asistencia Estudiantil de la PNAES que impactó directamente a la clase trabajadora, porque sin esta política el acceso a universidad no se produciría. Dicho esto, el trabajo desarrollado busca hacer un estudio histórico de las demandas de asistencia estudiantil dentro de la Universidad Federal de Paraíba (2015-2017) y dibujar parámetros analíticos con el fin de verificar su eficacia y tendencias que impregnar la consolidación de la política.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Renata Falcão (renatactrad@cchla.ufpb.br) on 2021-07-14T22:32:26Z No. of bitstreams: 1 DANIEL LIMA DE SOUSA tcc.pdf: 1579424 bytes, checksum: b62ca60f85220d80fb4b637c148222fc (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-14T22:32:26Z (GMT). No. of bitstreams: 1 DANIEL LIMA DE SOUSA tcc.pdf: 1579424 bytes, checksum: b62ca60f85220d80fb4b637c148222fc (MD5) Previous issue date: 2021-03-24en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.subjectpolítica educacional, inclusão social, Assistência estudantil, classe trabalhadorapt_BR
dc.subjectpolítica educativa, inclusión social, asistencia estudiantil, clase trabajadorapt_BR
dc.titleTENDÊNCIAS DO PROGRAMA NACIONAL DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL: UMA ANÁLISE DA ASSISTÊNCIA À PERMANÊNCIA NO ÂMBITO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA ENTRE OS ANOS DE 2015 A 2017pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Oliveira, Valeria Costa Aldeci de-
dc.description.resumoA consolidação das políticas sociais tais como as conhecemos hoje é fruto de todo um processo histórico, que nos impacta direta ou indiretamente. Especificamente, no que refere à política educacional, esta, encontrou na década de 1960 o elemento motriz para o seu desenvolvimento associada a diversas políticas de inclusão social. Entretanto, este modelo mais inclusivo apenas foi materializado a partir do governo Lula (2001-2005) com a criação da PNAES Programa Nacional de Assistência estudantil que impactou diretamente a classe trabalhadora, pois sem essa política o acesso à universidade não iria ocorrer. Dito isso, o trabalho ora desenvolvido busca fazer um levantamento histórico das demandas por assistência estudantil no âmbito da Universidade Federal da Paraíba (2015-2017) e traçar parâmetros analíticos, a fim de verificar sua efetividade e as tendências que permeiam a consolidação da política.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentServiço Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADASpt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Serviço Social

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DANIEL LIMA DE SOUSA tcc.pdf1,54 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.