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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20419
Tipo: TCC
Título: O PROCESSO DE SE TORNAR TERAPEUTA ROGERIANO: NA MIRA DO OLHAR DO OUTRO
Autor(es): OLIVEIRA, THALITA REGINA ALBUQUERQUE DE
Primeiro Orientador: Silva, Sandra Souza da
Resumo: A Abordagem Centrada na Pessoa (ACP) traz a visão de um homem dotado de potencialidades, livre, autônomo e possível de se atualizar. A imersão no processo, a compreensão de si e a relação com o outro se mostram importantes, além de que o entendimento do outro passa também pelo entendimento de si. Este trabalho busca compreender o processo de se tornar terapeuta respaldado na Abordagem Centrada na Pessoa. A construção aqui presente contou com as contribuições teóricas do existencialista Jean-Paul Sartre, no que tange às questões do olhar do outro e do conceito de congruência de Carl Rogers. Trata-se de um relato da minha experiência enquanto estagiária clínica em uma Universidade Pública do estado da Paraíba. Os procedimentos metodológicos utilizados permitiram uma aproximação dos meus sentimentos, os quais foram registrados em forma de Versão de Sentido (VS), instrumento elaborado por Amatuzzi; de Versão de Falta (VF) e de Versão de Antes (VA), instrumento fruto do estágio supervisionado. Nestes registros coloquei meus sentimentos e emoções, seja depois dos atendimentos, antes, ou na ausência deles. Para a ACP o processo terapêutico é relacional; assim, na posição de estagiária necessitei me implicar no estudo teórico, nos atendimentos clínicos, na supervisão e na minha psicoterapia individual. A partir da minha vivência foi possível perceber como o outro impacta no meu modo de ser e como o dar-se conta na relação com o cliente é importante para a formação profissional e pessoal do terapeuta iniciante.
Abstract: The Person-Centered Approach (PCA) brings the vision of human being with potential, free, autonomous and able to self-actualization. Get into in the process, selfunderstanding and the relationship with the other are important besides that the understanding the other also involves understanding oneself. This work seeks to understand the process of becoming a therapist supported by the Person-Centered Approach. The construction presented here relied on the theoretical contributions of the existentialist Jean-Paul Sartre, with regard to the issues of the look of the other and the concept of congruence by Carl Rogers. The work consists of an account of my experience as a clinical intern at a Public University of Paraíba. The methodological procedures used allowed an approximation of my feelings, which were registered in the form of a Sense Version (SV), an instrument developed by Amatuzzi; Fault Version (FV) and Before Version (BV), instrument resulting from the supervised internship. In these records I put my feelings and emotions either after the appointments, before, or in their absence. For ACP, the therapeutic process is relational, so as a trainee, I needed to be involved in the theoretical study, clinical care, supervision and my individual psychotherapy. From my experience it was possible to see how the other impacts my way of being and how auto-perception in the relationship with the client is important for the professional and personal training of the beginning therapist.
Palavras-chave: Psicoterapeuta Iniciante; Abordagem Centrada na Pessoa; Congruência; Relato de Experiência; Sartre.
Beginning Psychotherapist; Person-Centered Approach; Congruence; Account of Experience; Sartre.
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Psicologia
Tipo de Acesso: Acesso restrito
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20419
Data do documento: 10-Dez-2020
Aparece nas coleções:TCC - Psicologia

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