Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20423
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSantos, Janiele Guedes-
dc.date.accessioned2021-07-15T12:32:56Z-
dc.date.available2021-07-02-
dc.date.available2021-07-15T12:32:56Z-
dc.date.issued2021-06-05-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20423-
dc.description.abstractThe present work aimed to present the importance of experiences with playfulness in early childhood education in the process of developing teaching and learning for children in early childhood education. In which we sought to highlight the importance of using playfulness in early childhood education, an integrative review was carried out by searching for articles obtained through Brazilian scientific publications at the SCIELO Electronic Scientific Library, with the following descriptors: Playful, Playful Activities, Education Childish. As inclusion criteria were used: articles available in Portuguese, with year of publication from 2015 to 2020. Thus, through the three descriptors, as well as the inclusion and exclusion criteria, 5 articles were obtained in all. It was found that the use of playfulness is present in the daily life of early childhood education through games, toys, and games. It is also observed that the use of playfulness is still presented in a timid way, as there is a lack of incentives for teachers and managers to effectively include recreational activities in early childhood education classes. Thus, we see that when the teacher makes use of playful materials in the classroom, stimulate various skills in children, helping the process of developing their teaching and learning in a meaningful and effective way. Therefore, the use of play in the early childhood education classroom should be contextualized while respecting the students' life reality, aiming at a critical, innovative, emancipatory and humanized education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-15T12:32:56Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JGS02072021.pdf: 606412 bytes, checksum: 82209fef31f9906fb3665bb85464993c (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-15T12:32:56Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) JGS02072021.pdf: 606412 bytes, checksum: 82209fef31f9906fb3665bb85464993c (MD5) Previous issue date: 2021-06-05en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectAtividades lúdicaspt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.titleExperiências com o lúdico: auxiliando o desenvolvimento do ensino aprendizagem das crianças na educação infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Seabra, Magno Alexon Bezerra-
dc.description.resumoO presente trabalho objetivou apresentar a importância de experiências com o lúdico na educação infantil no processo de desenvolvimento do ensino aprendizagem das crianças na educação infantil. Na qual buscávamos evidenciar a importância do uso da ludicidade na educação infantil para isso foi realizada uma revisao integrativa, por meio de busca de artigos obtidos através de publicações científicas brasileiras na Biblioteca Científica Eletrônica SCIELO, com os seguintes descritores: Lúdico, Atividades Lúdicas, Educação Infantil. Como critérios de inclusão utilizaram-se: artigos disponíveis em idioma português, com ano de publicação de 2015 a 2020. Assim, por meio dos três descritores, bem como dos critérios de inclusão e exclusão, obteu-se 5 artigos ao todo. Constatou-se que o uso do lúdico está presente no cotidiano da educação infantil através dos jogos, brinquedos, e brincadeiras. Observa-se também que o uso da ludicidade se apresentar de forma tímida ainda, pois faltam incentivos aos professores, e gestores em incluírem as atividades lúdicas de forma efetiva nas aulas da educação infantil. Sendo assim, vemos que quando o professor faz uso de materiais lúdicos na sala de aula estimular diversas habilidades nas crianças auxiliando o processo de desenvolvimento do seu ensino aprendizagem de forma significativa, e eficaz. Logo, o uso do lúdico na sala de aula da educação infantil deve ser contextualizando respeitando a realidade de vida dos alunos visando uma educação crítica, inovadora de cunho emancipador, e humanizada.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
JGS02072021.pdf592,2 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons