Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20424
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorFarias, Renata Rayana Ramos-
dc.date.accessioned2021-07-15T12:50:29Z-
dc.date.available2021-07-02-
dc.date.available2021-07-15T12:50:29Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20424-
dc.description.abstractThe present study aimed to reflect on the main contributions of ludicity in the learning process in the early years of elementary school, specifically in the teaching of mathematics. Thus, we are the teacher's dissertation on the games and games during the process of construction of mathematical knowledge. Throughout the work, we sought to demonstrate the importance of using games as an instrument that enhances mathematical learning and to reflect on the use of ludicity in the learning process. This is a qualitative research, developed through a field research, carried out in a public school in the municipality of Cabaceiras, Paraíba. Data were collected through a questionnaire answered by two elementary school teachers I. This study has highlighted the importance of ludicity in the learning process in the teaching of mathematics in the early years, meditating on how to demonstrate that mathematical concepts are in our daily lives. Thus, we seek to transform the role of the teacher of knowledge communicator to that of observer, mediator and encourage learning. Thus, we realize that the first years of the student's school life are very relevant, being the foundation for the coming years. From the results obtained, we noticed that the teachers judge the teaching of mathematics as something very important and essential for the child's development, also helping in their future years. We also noticed that the greatest difficulty for teaching mathematics has been the lack of pedagogical resources in school, research field, which makes it more difficult to attract the attention of students. We conclude that the playful, through games and games allows learning to occur in a pleasurable way, providing well-being in the classroom environment. We hope that this work can contribute to rethinking the construction of mathematical knowledge, which brings affable circumstances, so that the student does not take aversion to this discipline.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-15T12:50:29Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RRRF02072021.pdf: 576962 bytes, checksum: b8f4a9daf90e4b04be20d723bd002719 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-15T12:50:29Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) RRRF02072021.pdf: 576962 bytes, checksum: b8f4a9daf90e4b04be20d723bd002719 (MD5) Previous issue date: 2021-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática - ensinopt_BR
dc.subjectLudicidadept_BR
dc.subjectEnsino - aprendizagempt_BR
dc.titleA matemática nos anos iniciais do ensino fundamental: a ludicidade no processo de aprendizagempt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Souza, Thaís Oliveira de-
dc.description.resumoO presente estudo teve o objetivo de refletir sobre as principais contribuições da ludicidade no processo de aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, especificamente no ensino da matemática. Desse modo, dissertamos sobre o professor pode utilizar os jogos e brincadeiras durante o processo de construção do conhecimento matemático. Ao longo do trabalho, buscamos demonstrar a importância da utilização dos jogos como instrumento potencializador de aprendizagens matemáticas e refletir sobre o uso da ludicidade no processo de aprendizagem. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, desenvolvida através de uma pesquisa de campo, realizada em uma escola pública do município de Cabaceiras, Paraíba. Os dados foram coletados através de um questionário respondidos por duas professoras do Ensino Fundamental - Anos Iniciais. Este estudo vem destacando a importância da ludicidade no processo de aprendizagem no ensino da matemática nos anos iniciais, meditando sobre como demonstrar ludicamente que os conceitos matemáticos estão no nosso cotidiano. Buscamos assim, tranformar o papel do professor de comunicador de conhecimento para o de observador, mediador e incentivador da aprendizagem. Desse modo, percebemos que os primeiros anos da vida escolar do estudante é bastante relevante, sendo o alicerce para os próximos anos. Dos resultados obtidos, percebemos que as professoras julgam o ensino da matemática como algo muito importante e essencial para o desenvolvimento da criança, ajudando também nos anos futuros delas. Percebemos também que a maior dificuldade para o ensino da matemática tem sido a falta de recursos pedagógicos na escola, campo de pesquisa, o que torna mais difícil de atrair a atenção dos alunos. Concluímos que o lúdico, através de brincadeiras e jogos possibilita que as aprendizagens ocorram de forma prazerosa, proporcionando bem-estar no ambiente de sala de aula. Esperamos que este trabalho possa contribuir para repensar a construção dos conhecimentos matemáticos, que traga circunstâncias afáveis, para que o aluno não tome aversão a essa disciplina.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::PLANEJAMENTO E AVALIACAO EDUCACIONALpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
RRRF02072021.pdf563,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons