Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20425
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorSilva, Francicleide Mesquita de Sousa-
dc.date.accessioned2021-07-15T13:31:11Z-
dc.date.available2021-07-02-
dc.date.available2021-07-15T13:31:11Z-
dc.date.issued2021-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20425-
dc.description.abstractThe present work proposes a reflection a reflection about the influence of movement and play in child development as elements of motor and social formation. Games and games and their importance in the educational context have been discussed for a long time. Therefore, the main objective of this research is to establish the connection between children's games and development and, in detail, between psychomotricity and educational action. Currently, several researchers seek to understand this phenomenon, in an attempt to elucidate issues such as: the functions that these activities have on child development; the reasons why the child should play; what play provides the child with regard to learning and so on. In order to discuss these and other issues, the act of playing - so important in the child's routine - is analyzed under the psychopedagogical bias, in order to try to establish an inventory of the collaborations that the psychomotor stimuli contained in the games provide for child development. and to what extent they should be valued or discarded in the educational context. It is concluded that the learning process directly influenced by the use of games, provides a greater child development in several aspects, from intellectual, affective, psychomotor and social. The research methodology is deductive, based on the bibliographical review of authors who deal with the theory of human development, educational action and psychomotricity. The first two topics are based on the studies of educational psychology by Wallon, Piaget and Vygotsky, and the last one on scientific articles related to the discipline of Physical Education.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-15T13:31:11Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMSS02072021.pdf: 747493 bytes, checksum: 27e65cb5817ef8a734d98ecd60f4c0d3 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-15T13:31:11Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) FMSS02072021.pdf: 747493 bytes, checksum: 27e65cb5817ef8a734d98ecd60f4c0d3 (MD5) Previous issue date: 2021-06-11en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectPsicomotricidadept_BR
dc.subjectAção educativapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.titleReflexões sobre o movimento e a brincadeira e sua relação com o desenvolvimento infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Cunha, Marlécio Maknamara da Silva-
dc.description.resumoO presente trabalho propõe uma reflexão acerca da influência do movimento e da brincadeira no desenvolvimento infantil como elementos de formação motora e social. Há muito tempo discute-se a relação entre jogos e brincadeiras no contexto educativo. Logo, o principal objetivo da presente pesquisa é estabelecer a conexão entre jogos infantis e desenvolvimento e, no pormenor, entre psicomotricidade e ação educativa. Atualmente, vários pesquisadores buscam compreender este fenômeno, na tentativa de elucidar questões como: as funções que estas atividades exercem sobre o desenvolvimento infantil; os motivos pelos quais a criança deve brincar; o que a brincadeira proporciona à criança no que diz respeito à aprendizagem e etc. Com o fito de investigar estas e outras questões, analisa-se o ato de brincar – tão importante na rotina da criança – sob o viés psicopedagógico, para tentar estabelecer um inventário das colaborações que os estímulos psicomotores contidos nas brincadeiras proporcionam ao desenvolvimento infantil. Além disso, é examinado em que medida devem ser valorizados ou descartados os jogos no contexto educacional. Conclui-se que o processo de aprendizado diretamente influenciado pelo uso de brincadeiras, propicia um maior desenvolvimento infantil em vários aspectos, desde intelectuais, afetivos, psicomotores e sociais. A metodologia de pesquisa é dedutiva, com base na revisão bibliográfica de autores que versam sobre a teoria do desenvolvimento humano, ação educativa e psicomotricidade. Os dois primeiros tópicos estão fundamentados nos estudos de psicologia da educação de Wallon, Piaget e Vygotsky, e o último em artigos científicos relacionados à disciplina de Educação Física.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
FMSS02072021.pdf729,97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons