Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20433
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorMedeiros, Erica Gigliola Linhares Marques de-
dc.date.accessioned2021-07-16T14:18:57Z-
dc.date.available2021-07-06-
dc.date.available2021-07-16T14:18:57Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20433-
dc.description.abstractThis work approaches the literature in the early years of elementary school from the point of view of teachers. The main objective is to investigate the understanding of teachers about working with children's literature in the early years of elementary school. The theoretical foundation that supported the work was the studies by Abramovich (1997), Coelho (1991), Soares (2008), Zilberman (1987), Machado (2002), Bordini (1985), to analyze different aspects of Children's Literature in the school environment, among others that deal with children's literature and its importance in the early years of elementary school. A qualitative, descriptive and field research approach was used. The data collection instrument used was the questionnaire, consisting of open questions and the research subjects were 04 teachers from the early years of elementary school at a school in the city of Paulista-PB. After analyzing the data, the results indicate that the literature is worked at school, but sporadically; children's literature is still used from the perspective of schooling. The school needs to provide studies on reading delight and ensure pedagogical resources and literary collection, as well as providing methodological support for teachers.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-16T14:18:57Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EGLMM06072021.pdf: 544690 bytes, checksum: 6a358b5e84461735d24248c10c2fc162 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-16T14:18:57Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) EGLMM06072021.pdf: 544690 bytes, checksum: 6a358b5e84461735d24248c10c2fc162 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLiteratura infantilpt_BR
dc.subjectConcepção de professoraspt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.titleA compreensão das professoras dos anos iniciais do ensino fundamental sobre a literatura infantilpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Lima, Idelsuite de Sousa-
dc.description.resumoEste trabalho aborda a literatura nos anos iniciais do ensino fundamental sob o ponto de vista das professoras. O objetivo principal é investigar a compreensão das professoras sobre o trabalho com a literatura infantil nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A fundamentação teórica que deu base ao trabalho foram os estudos de Abramovich (1997), Coelho (1991), Soares (2008), Zilberman (1987), Machado (2002), Bordini (1985), para analisar diferentes aspectos da Literatura Infantil no ambiente escolar, entre outros que tratam sobre a literatura infantil e sua importância nos anos iniciais do ensino fundamental. Foi utilizado a abordagem da pesquisa qualitativa, descritiva e de campo. O instrumento de coleta de dados utilizado foi o questionário, composto por questões abertas e os sujeitos da pesquisa foram quatro professoras dos anos iniciais do Ensino Fundamental de uma escola do município de Paulista-PB. Após a análise de dados, os resultados indicam que a literatura é trabalhada na escola, mas de modo esporádico; a literatura infantil ainda é utilizada na perspectiva da escolarização. A escola necessita proporcionar estudos sobre a leitura deleite e garantir recursos pedagógicos e acervo literário, como também possibilitar um suporte metodológico para as professoras.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
EGLMM06072021.pdf531,92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons