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https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20435Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Campelo, Maria Clara Vicente | - |
| dc.date.accessioned | 2021-07-16T14:57:51Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-07 | - |
| dc.date.available | 2021-07-16T14:57:51Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-22 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20435 | - |
| dc.description.abstract | No Abstract | pt_BR |
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| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Lúdico - jogos e brincadeiras | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
| dc.subject | Gestores | pt_BR |
| dc.title | A brincadeira na infância e suas contribuições para o desenvolvimento infantil: a compreensão da gestão em espaços não escolar e escolar | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Medeiros, Blenda Carine Dantas de | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar a compreensão da gestão em relação à brincadeira e como esse modo de pensar influencia na organização das atividades potencializadoras de aprendizagem e desenvolvimento. Fundamenta-se na Psicologia Histórico Cultural e em documentos normativos da Educação Infantil no Brasil, buscando analisar como a brincadeira é compreendida pela gestão desses espaços. Para construção dos dados, foram entrevistadas duas gestoras de um Centro de Referência de Educação Infantil do município de João Pessoa e duas coordenadoras de uma Brinquedoteca da Universidade Federal da Paraíba. Também foram realizadas observações no espaço escolar, análise de arquivos produzidos pela Brinquedoteca (relatórios e imagens) e análise das entrevistas com as coordenadoras e gestoras. Foram observadas semelhanças no que diz respeito às brincadeiras registradas nos espaços em estudo. O modo como as gestoras e coordenadoras compreendem o brincar, considerando sua importância para o desenvolvimento infantil, tem total relevância para a organização dos ambientes, com mobiliários e brinquedos acessíveis, facilitando o manuseio pelas crianças, e no tempo planejado para essa atividade. Conclui-se que a concepção que essas profissionais possuem sobre a brincadeira têm exercido influência na qualidade da atividade do brincar realizada em ambos os espaços. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIA | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MCVC07072021.pdf | 803,91 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
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