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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20435
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCampelo, Maria Clara Vicente-
dc.date.accessioned2021-07-16T14:57:51Z-
dc.date.available2021-07-07-
dc.date.available2021-07-16T14:57:51Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20435-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-16T14:57:51Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MCVC07072021.pdf: 823205 bytes, checksum: 257502bdd39bd019d102a053ac34a1ea (MD5)en
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dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectLúdico - jogos e brincadeiraspt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectGestorespt_BR
dc.titleA brincadeira na infância e suas contribuições para o desenvolvimento infantil: a compreensão da gestão em espaços não escolar e escolarpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Medeiros, Blenda Carine Dantas de-
dc.description.resumoO presente trabalho de conclusão de curso objetiva analisar a compreensão da gestão em relação à brincadeira e como esse modo de pensar influencia na organização das atividades potencializadoras de aprendizagem e desenvolvimento. Fundamenta-se na Psicologia Histórico Cultural e em documentos normativos da Educação Infantil no Brasil, buscando analisar como a brincadeira é compreendida pela gestão desses espaços. Para construção dos dados, foram entrevistadas duas gestoras de um Centro de Referência de Educação Infantil do município de João Pessoa e duas coordenadoras de uma Brinquedoteca da Universidade Federal da Paraíba. Também foram realizadas observações no espaço escolar, análise de arquivos produzidos pela Brinquedoteca (relatórios e imagens) e análise das entrevistas com as coordenadoras e gestoras. Foram observadas semelhanças no que diz respeito às brincadeiras registradas nos espaços em estudo. O modo como as gestoras e coordenadoras compreendem o brincar, considerando sua importância para o desenvolvimento infantil, tem total relevância para a organização dos ambientes, com mobiliários e brinquedos acessíveis, facilitando o manuseio pelas crianças, e no tempo planejado para essa atividade. Conclui-se que a concepção que essas profissionais possuem sobre a brincadeira têm exercido influência na qualidade da atividade do brincar realizada em ambos os espaços.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::PSICOLOGIApt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia

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