Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20446Registro completo de metadados
| Campo DC | Valor | Idioma |
|---|---|---|
| dc.creator | Batista, Mábily Saraiva | - |
| dc.date.accessioned | 2021-07-21T12:50:32Z | - |
| dc.date.available | 2021-07-08 | - |
| dc.date.available | 2021-07-21T12:50:32Z | - |
| dc.date.issued | 2021-06-16 | - |
| dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20446 | - |
| dc.description.abstract | O presente trabalho tem como foco refletir sobre o papel do educador para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O objetivo geral da pesquisa é analisar a atuação dos professores da Educação Infantil de uma escola localizada na zona rural da cidade de Monte Horebe, no estado da Paraíba. Além disso, discutir a importância do educador infantil enquanto profissional responsável por propiciar um conjunto de experiências para as crianças que as levem a desenvolver suas habilidades e capacidades. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, onde seu embasamento teórico foi construído a partir de conceitos relevantes para a busca deste conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa foram duas professoras que atuam na Educação Infantil e o instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada. Como embasamento teórico para análise de dados da pesquisa foram utilizadas obras de autores como Costa e Mota (2011), Gil (1999), Oliveira (1995) Chaves, et al (2013), Veiga (2004), Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (1998) e Vygotsky (1998), entre outros. Esta pesquisa aponta como principais resultados uma atuação satisfatória dos professores/as na educação infantil, uma vez que os mesmos utilizam uma abordagem lúdica em suas aulas, apresentam boa formação inicial e continuada, elaboram um planejamento rotineiro, a despeito das condições adversas como um alto número de alunos/as em sala e a falta de suporte pedagógico. | pt_BR |
| dc.description.provenance | Submitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-21T12:50:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSB08072021.pdf: 1403442 bytes, checksum: b29175b9e6e5c02d0d1f239c04fff176 (MD5) | en |
| dc.description.provenance | Made available in DSpace on 2021-07-21T12:50:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSB08072021.pdf: 1403442 bytes, checksum: b29175b9e6e5c02d0d1f239c04fff176 (MD5) Previous issue date: 2021-06-16 | en |
| dc.language | por | pt_BR |
| dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
| dc.rights | Acesso aberto | pt_BR |
| dc.rights | Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/ | * |
| dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
| dc.subject | Desenvolvimento infantil | pt_BR |
| dc.subject | Educação infantil | pt_BR |
| dc.subject | Educador - perfil | pt_BR |
| dc.title | O papel do/a educador/a para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança | pt_BR |
| dc.type | TCC | pt_BR |
| dc.contributor.advisor1 | Dantas, Taisa Caldas | - |
| dc.description.resumo | O presente trabalho tem como foco refletir sobre o papel do educador para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O objetivo geral da pesquisa é analisar a atuação dos professores da Educação Infantil de uma escola localizada na zona rural da cidade de Monte Horebe, no estado da Paraíba. Além disso, discutir a importância do educador infantil enquanto profissional responsável por propiciar um conjunto de experiências para as crianças que as levem a desenvolver suas habilidades e capacidades. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, onde seu embasamento teórico foi construído a partir de conceitos relevantes para a busca deste conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa foram duas professoras que atuam na Educação Infantil e o instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada. Como embasamento teórico para análise de dados da pesquisa foram utilizadas obras de autores como Costa e Mota (2011), Gil (1999), Oliveira (1995) Chaves, et al (2013), Veiga (2004), Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (1998) e Vygotsky (1998), entre outros. Esta pesquisa aponta como principais resultados uma atuação satisfatória dos professores/as na educação infantil, uma vez que os mesmos utilizam uma abordagem lúdica em suas aulas, apresentam boa formação inicial e continuada, elaboram um planejamento rotineiro, a despeito das condições adversas como um alto número de alunos/as em sala e a falta de suporte pedagógico. | pt_BR |
| dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
| dc.publisher.department | Educação | pt_BR |
| dc.publisher.initials | UFPB | pt_BR |
| dc.subject.cnpq | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM | pt_BR |
| Aparece nas coleções: | CE - TCC - Pedagogia à distância | |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| MSB08072021.pdf | 1,37 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma
Licença Creative Commons
