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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20446
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorBatista, Mábily Saraiva-
dc.date.accessioned2021-07-21T12:50:32Z-
dc.date.available2021-07-08-
dc.date.available2021-07-21T12:50:32Z-
dc.date.issued2021-06-16-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20446-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como foco refletir sobre o papel do educador para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O objetivo geral da pesquisa é analisar a atuação dos professores da Educação Infantil de uma escola localizada na zona rural da cidade de Monte Horebe, no estado da Paraíba. Além disso, discutir a importância do educador infantil enquanto profissional responsável por propiciar um conjunto de experiências para as crianças que as levem a desenvolver suas habilidades e capacidades. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, onde seu embasamento teórico foi construído a partir de conceitos relevantes para a busca deste conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa foram duas professoras que atuam na Educação Infantil e o instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada. Como embasamento teórico para análise de dados da pesquisa foram utilizadas obras de autores como Costa e Mota (2011), Gil (1999), Oliveira (1995) Chaves, et al (2013), Veiga (2004), Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (1998) e Vygotsky (1998), entre outros. Esta pesquisa aponta como principais resultados uma atuação satisfatória dos professores/as na educação infantil, uma vez que os mesmos utilizam uma abordagem lúdica em suas aulas, apresentam boa formação inicial e continuada, elaboram um planejamento rotineiro, a despeito das condições adversas como um alto número de alunos/as em sala e a falta de suporte pedagógico.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-21T12:50:32Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSB08072021.pdf: 1403442 bytes, checksum: b29175b9e6e5c02d0d1f239c04fff176 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-21T12:50:32Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) MSB08072021.pdf: 1403442 bytes, checksum: b29175b9e6e5c02d0d1f239c04fff176 (MD5) Previous issue date: 2021-06-16en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectDesenvolvimento infantilpt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectEducador - perfilpt_BR
dc.titleO papel do/a educador/a para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criançapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dantas, Taisa Caldas-
dc.description.resumoO presente trabalho tem como foco refletir sobre o papel do educador para o processo de aprendizagem e desenvolvimento da criança. O objetivo geral da pesquisa é analisar a atuação dos professores da Educação Infantil de uma escola localizada na zona rural da cidade de Monte Horebe, no estado da Paraíba. Além disso, discutir a importância do educador infantil enquanto profissional responsável por propiciar um conjunto de experiências para as crianças que as levem a desenvolver suas habilidades e capacidades. Este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo de caráter exploratório com abordagem qualitativa, onde seu embasamento teórico foi construído a partir de conceitos relevantes para a busca deste conhecimento. Os sujeitos desta pesquisa foram duas professoras que atuam na Educação Infantil e o instrumento de pesquisa utilizado foi um roteiro de entrevista semiestruturada. Como embasamento teórico para análise de dados da pesquisa foram utilizadas obras de autores como Costa e Mota (2011), Gil (1999), Oliveira (1995) Chaves, et al (2013), Veiga (2004), Referencial Curricular Nacional Para a Educação Infantil (1998) e Vygotsky (1998), entre outros. Esta pesquisa aponta como principais resultados uma atuação satisfatória dos professores/as na educação infantil, uma vez que os mesmos utilizam uma abordagem lúdica em suas aulas, apresentam boa formação inicial e continuada, elaboram um planejamento rotineiro, a despeito das condições adversas como um alto número de alunos/as em sala e a falta de suporte pedagógico.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

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