Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20449| Tipo: | TCC |
| Título: | ANÁLISE EM BIOENÉRGETICA E SALA DE AULA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS DE INTERAÇÃO PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA |
| Autor(es): | OLIVEIRA, VICTÓRIA REBECA LINHARES DE |
| Primeiro Orientador: | Costa, Fabiana Ferreira da |
| Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo geral apresentar estratégias de interação entre professor e alunos do Ensino Médio que estão na fase da adolescência para o ensino de Língua Portuguesa, que considerem a Caracterologia, conforme explicada na Análise em Bioenergética (AB), teoria e prática psicoterapêuticas desenvolvidas pelo educador físico, médico e psicólogo, Alexander Lowen. Para tanto, discorremos sobre a origem dessa abordagem psicoterapêutica, seus principais conceitos, sobremodo, aqueles concernentes à Caracterologia e sua relação com o ensino e aprendizagem. Em suma, relacionamos os cinco principais carácteres existentes na AB com a relação professor-aluno, acentuando os pontos fortes e os desfavoráveis de cada carácter, que influenciam no processo de ensino e aprendizagem. O interesse por essa temática surgiu ao observarmos que os estudos relacionando a AB ao ensino e aprendizagem são pioneiros. Pouco popular, não é comum ver professores que trabalhem com a perspectiva da AB com seus alunos. Mostramos, de maneira sucinta, como essa interseção pode ser benéfica para todos. Além disso, destacamos partes da Resolução CNE/CP 2/2019 e da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) que possibilita esse trabalho em sala de aula. |
| Abstract: | The present work has as general objective to present interaction strategies between teacher and high school students who are in the adolescence stage for the teaching of Portuguese Language, which consider Characterology, as explained in the Analysis in Bioenergetics (AB), psychotherapeutic theory and practice developed by the physical educator, physician and psychologist, Alexander Lowen. Therefore, we discuss the origin of this psychotherapeutic approach, its main concepts, especially those concerning Characterology and its relationship with teaching and learning. In short, we relate the five main characters existing in AB with the teacher-student relationship, emphasizing the strengths and disadvantages of each character, which influence the teaching and learning process. The interest in this theme emerged when we observed that studies relating AB to teaching and learning are pioneering. Unpopular, it is not common to see teachers working with the AB perspective with their students. We clearly show how this intersection can be beneficial to everyone. In addition, we highlight parts of Resolution CNE/CP 2/2019 and the Common National Curriculum Base (BNCC) that enable this work in the classroom. |
| Palavras-chave: | Análise em Bioenergética. Caracterologia. Estratégias didáticas. Ensino e aprendizagem. Língua Portuguesa. |
| CNPq: | CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES |
| Idioma: | por |
| País: | Brasil |
| Editor: | Universidade Federal da Paraíba |
| Sigla da Instituição: | UFPB |
| Departamento: | Letras |
| Tipo de Acesso: | Acesso aberto |
| URI: | https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20449 |
| Data do documento: | 2-Jul-2021 |
| Aparece nas coleções: | TCC - Letras - Português (Curso presencial) |
Arquivos associados a este item:
| Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| OLIVEIRA, Victoria Rebeca Linhares de (2021) Analise em bionergetica e sala de aula estrategias didaticas de interacao para o ensino de Lingua Portuguesa..pdf | 531,32 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.
