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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20481
Tipo: Dissertação
Título: Relação entre a composição das 24 horas do movimento e a variabilidade da frequência cardíaca em pré-escolares
Autor(es): Pessoa, Maria Luiza Félix
Primeiro Orientador: Martins, Clarice Maria de Lucena
Resumo: Estudos associativos vêm relacionando os comportamentos atividade física (AF), comportamento sedentário (CS) e sono à atividade autonômica em diferentes populações. Entretanto, a faixa etária de pré-escolares ainda tem sido pouco explorada. Uma nova perspectiva de análise vem emergindo na área de saúde, levando em consideração a composição desses comportamentos ao longo das 24 horas. Assim, o objetivo desse estudo foi associar a composição dos comportamentos de movimento ao longo de 24 horas e a variabilidade da frequência cardíaca (VFC) em crianças pré-escolares da cidade de João Pessoa-PB. Para isso, 123 crianças entre 3-5 anos (4.52 ± 0.25 anos, 62 meninas) estudantes de dois Centros de Referência em Educação Infantil – CREI’s de João Pessoa foram avaliadas. A AF e o CS foram mensurados utilizando um acelerômetro (wGT3x) e analisados de acordo com as intensidades (leve, moderada, vigorosa e comportamento sedentário). O tempo de sono foi determinado a partir de entrevista com os pais ou responsáveis. A VFC foi mensurada usando uma cinta torácica (Firstbeat ®, Finlândia) durante 10 minutos, sendo os últimos cinco minutos utilizados para as análises. Além disto, o peso e a estatura foram mensurados, de acordo com procedimentos padrão, e calculado o índice de massa corporal. Os dados foram analisados a partir de uma análise de regressão linear, utilizando os dados composicionais. O software utilizado foi R Core Team (versão 3.6.1, 2019). Os resultados descritivos apontaram haver diferenças significativas para o CS entre crianças de 3-4 e 4-5 anos (p<0,05). Os comportamentos que apresentaram menor relação de co-dependência foram AFMV e CS. Apenas o índice RMSSD foi significativamente associado à composição das 24 horas do movimento (p<0.05). Assim, concluímos que a composição diária em comportamentos do movimento foi capaz de predizer a atividade parassimpática em crianças pré-escolares.
Abstract: Associative studies have been linking physical activity (PA), sedentary behavior (SB) and sleep behaviors to autonomic activity in different populations. However, the age group of preschoolers has still been little explored. A new perspective of analysis is emerging in the health area, taking into account the composition of these behaviors over the 24 hours. Thus, the objective of this study was to associate the composition of movement behaviors over 24 hours and the heart rate variability (HRV) in preschool children in the city of João Pessoa-PB. For this, 123 children aged 3-5 years (4.52 ± 0.25 years, 62 girls) students from two Reference Centers in Early Childhood Education - CREI’s in João Pessoa were evaluated. PA and SB were measured using an accelerometer (wGT3x) and analyzed according to the intensities (mild, moderate, vigorous and sedentary behavior). Sleep time was determined from an interview with parents or guardians. HRV was measured using a chest strap (Firstbeat ®, Finland) for 10 minutes, the last five minutes being used for analysis. In addition, weight and height were measured, according to standard procedures, and the body mass index was calculated. A linear regression was performed using the compositional data, through the R Core Team (version 3.6.1, 2019). The descriptive results showed that there are significant differences for SC between children aged 3-4 and 4-5 years (p<0,05). The behaviors that showed the lowest codependency relationship were MVPA and CS. Only the RMSSD index was significantly associated with the 24-hour movement (p <0.05). Thus, we concluded that the daily composition in movement behaviors was able to predict parasympathetic activity in preschool children.
Palavras-chave: Pré-escolares
Atividade física
Comportamento sedentário
Sono
Análise composicional
Preschoolers
Physical activity
Sedentary behavior
Sleep
Compositional analysis
CNPq: CNPQ::CIENCIAS DA SAUDE::EDUCACAO FISICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Medicina
Programa: Programa Associado de Pós Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20481
Data do documento: 10-Fev-2021
Aparece nas coleções:Centro de Ciências da Saúde (CCS) - Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física (UPE/UFPB)

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