Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20486
Tipo: Dissertação
Título: Práticas e concepções de ensino e aprendizagem do contrabaixo elétrico no curso de licenciatura em música da UFPB
Autor(es): Melo, Ítalo Artur Viana de
Primeiro Orientador: Ribeiro, Fábio Henrique Gomes
Resumo: O campo de educação musical tem apresentado significativa ampliação de estudos na busca por contemplar os contextos de práticas da música popular onde ocorrem processos de ensino e aprendizagem musical. Nessa perspectiva, este trabalho destaca os estudos referentes a música popular e sua entrada nas instituições formais de ensino, sobretudo nas universidades brasileiras. Diante deste contexto, este trabalho tem como tema os processos de ensino e aprendizagem do contrabaixo elétrico no ensino superior. Para isso, tem como principal foco de estudo a realidade do ensino de contrabaixo elétrico no Curso de Licenciatura em Música da UFPB. O trabalho tem como base os estudos da educação musical em torno do ensino de instrumentos musicais, da formação superior na música popular e áreas afins. Assim, o trabalho de pesquisa teve como objetivo geral compreender as principais práticas de ensino e aprendizagem de contrabaixo elétrico no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba. Para isso, foi conduzido um estudo de caso sobre esta realidade entre março de 2019 e maio de 2020. O trabalho teve uma abordagem qualitativa, pois teve como foco um universo de acepções, motivos, pretensões, crenças, valores e atitudes que correspondem a uma realidade mais profunda das relações humanas, dos processos e dos fenômenos que não podem ser reduzidos à mera operacionalização de variáveis. Assim, tomando como base esta perspectiva metodológica, foi possível descrever, explicitar e interpretar as práticas de ensino e aprendizagem de contrabaixo elétrico no Curso de Licenciatura em Música da Universidade Federal da Paraíba. A partir dos principais resultados do trabalho foi possível compreender que as habilidades adquiridas pelos alunos de contrabaixo elétrico se baseiam, na prática, em contextos diversificados, que incluem desde espaços não escolares à formação acadêmica tradicional. Ainda, foi possível compreender que as principais práticas de ensino e aprendizagem de contrabaixo elétrico no Curso de Licenciatura em Música, constatadas por meio das observações, entrevistas e questionários se deram mediante o estudo dos métodos voltados para o contrabaixo elétrico ou não, exercitando as questões técnicas e de leitura musical, bem como o repertório e a improvisação, esta última sendo praticada apenas com alunos que já possuem certa bagagem musical.
Abstract: The field of music education has shown a significant expansion of studies in the search to contemplate the contexts of popular music practices where processes of musical teaching and learning occur. In this perspective, this work highlights the studies related to popular music and its entry into formal educational institutions, especially in Brazilian universities. In this context, this work has as its theme the teaching and learning processes of electric bass in higher education. For this, its main focus of study is the reality of teaching electric bass in the Music Degree Course at UFPB. The work is based on the studies of music education around the teaching of musical instruments, higher education in popular music and related areas. Thus, the research work aimed to understand the main teaching and learning practices of electric bass in the Music Degree Course at the Federal University of Paraíba. To this end, a case study was conducted on this reality between March 2019 and May 2020. The work had a qualitative approach, as it focused on a universe of meanings, motives, pretensions, beliefs, values and attitudes that correspond to a deeper reality of human relations, processes and phenomena that cannot be reduced to the mere operationalization of variables. Thus, based on this methodological perspective, it was possible to describe, explain and interpret the teaching and learning practices of electric bass in the Music Degree Course at the Federal University of Paraíba. From the main results of the work it was possible to understand that the skills acquired by students of electric bass are based, in practice, in diverse contexts, which range from non- school spaces to traditional academic training. Still, it was possible to understand that the main teaching and learning practices of electric bass in the Music Degree Course, verified through observations, interviews and questionnaires took place through the study of methods aimed at electric bass or not, exercising the questions techniques and musical reading, as well as the repertoire and improvisation, the latter being practiced only with students who already have a certain musical background.
Palavras-chave: Ensino de contrabaixo elétrico
Ensino superior em música popular
Ensino de instrumentos musicais
Teaching eletric bass
Higher education in popular music
Teaching musical instruments
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES::MUSICA
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Música
Programa: Programa de Pós-Graduação em Música
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20486
Data do documento: 31-Out-2020
Aparece nas coleções:Centro de Comunicação, Turismo e Artes (CCTA) - Programa de Pós-Graduação em Música

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
ÍtaloArturVianadeMelo_Dissert.pdf138,79 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons