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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20493
Tipo: Dissertação
Título: Medéias de ontem e hoje: uma análise de Medéia na obra de Eurípedes a partir das mulheres contemporâneas
Título(s) alternativo(s): Medeas of yesterday and today: an analysis of Medeia in the work of Euripides from contemporary women
Autor(es): Bezerra, Marcíllia Poncyana Félix
Primeiro Orientador: Rodrigues, Hermano de França
Resumo: Esse trabalho de dissertação que tem como título “MEDÉIAS DE ONTEM E HOJE: UMA ANÁLISE DE MEDÉIA NA OBRA DE EURÍPEDES A PARTIR DAS MULHERES CONTEMPORÂNEAS” se propõe a refletir sobre os desdobramentos do feminino, na mulher, através da maternidade. Pensar sobre o “tornar-se mulher” como coloca Simone de Beauvoir é também pensar em como cada mulher assume sua feminilidade ao longo da história. A maternidade colocada como questão inerente à esse processo de ser uma mulher pode provocar as mais diferentes sensações e sentimentos, sendo quase impossível escapar a esse imperativo. Através da psicanálise, especificamente com Sigmund Freud e Jacques Lacan, foi realizado um estudo dessas teorias, no que diz respeito a subjetividade dos sujeitos e sua sexualidade, passando pelo tema do feminino e da mulher. Em Freud, a mulher, teria uma travessia do Complexo de Édipo diferente do menino e, através da promessa de ter um filho, conseguiria do Édipo, mas estaria com essa precondição do filho para dar conta de ser mulher e embora esse autor não pudesse avançar muito nesse ponto da teoria, deixou uma base muito importante para os próximos psicanalistas. Ao dizer que “a mulher não existe” Lacan pensou a mulher como uma a uma, o que não caberia à universalização, com um gozo não totalmente submetido ao falo, sendo assim um gozo sem limite. A mulher não-toda, em Lacan, vai utilizar de outros meios para lidar com suas questões. Lacan avança um pouco mais ao estudar a mulher e suas subjetividades. Em Medéia, tragédia grega escrita por Eurípedes, escolhida como análise literária desse trabalho, essa mulher se apresenta em sua devastação, conceito elaborado por Lacan, para falar desse lugar vazio que vem a tona em uma mulher na perda de um objeto que velava esse lugar. Ao perder o amor de Jasão, como vingança, Medéia mata os filhos e esse ato possibilita que ela saia da sua devastação. Como “a verdadeira mulher”, como disse Lacan, Medéia fala da sua maternidade e do seu ser mulher, experimentando na sua inteireza, para além da devastação. As mulheres hoje apresentam seus discursos sobre esse processo na clínica assim como na literatura, falando dessa dualidade que é ser mulher e mãe e dos conflitos que isso traz. Como conclusão, se pensa a ideia de que a clínica poderia se colocar como um lugar para vislumbrar possibilidades para a mulher, que vive os dilemas dessa dualidade, investindo na sua singularidade, para se tornar mulher e mãe.
Abstract: This dissertation work entitled “MEDEAS OF YESTERDAY AND TODAY: AN ANALYSIS OF MEDEIA IN THE WORK OF EURIPIDES FROM CONTEMPORARY WOMEN” aims to reflect on the unfolding of the feminine, in the woman, through motherhood. To think about “becoming a woman” as Simone de Beauvoir puts it is also to think about how each woman assumes her femininity throughout history. Motherhood posed as an issue inherent in this process of being a woman can provoke the most different sensations and feelings, being almost impossible to escape this imperative. Through psychoanalysis, specifically with Sigmund Freud and Jacques Lacan, a study of these theories was carried out, with regard to the subjectivity of the subjects and their sexuality, going through the theme of the feminine and the woman. In Freud, the woman would have a crossing of the Oedipus Complex different from the boy and, through the promise of having a child, she would get from the Oedipus, but she would have this precondition of the son to cope with being a woman and although this author could not advance much at this point in the theory, it left a very important basis for the next psychoanalysts. In saying that "the woman does not exist" Lacan thought of the woman as one by one, which would not be part of universalization, with a jouissance not fully submitted to the phallus, thus being an unlimited jouissance. The not-all woman in Lacan will use other means to deal with her issues. Lacan goes a step further when studying women and their subjectivities. In Medea, a Greek tragedy written by Euripides, chosen as a literary analysis of this work, this woman presents herself in her devastation, a concept elaborated by Lacan, to speak of this empty place that comes to a woman in the loss of an object that veiled that place. By losing Jason's love, as revenge, Medea kills her children and this act allows her to escape her devastation. As "the true woman", as Lacan said, Medea speaks of her motherhood and her being a woman, experiencing in her entirety, beyond devastation. Today, women present their discourses about this process in the clinic as well as in the literature, talking about this duality that is being a woman and mother and the conflicts that it brings. As a conclusion, the idea that the clinic could be placed as a place to glimpse possibilities for the woman, who lives the dilemmas of this duality, investing in her uniqueness, to become a woman and mother, is thought.
Palavras-chave: Maternidade
Feminino
Medéia
Psicanálise
Literatura
Maternity
Feminine
Medea
Psychoanalysis
Literature
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRAS
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Letras
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Tipo de Acesso: Acesso aberto
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20493
Data do documento: 28-Ago-2020
Aparece nas coleções:Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA) - Programa de Pós-Graduação em Letras

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