Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20502
Tipo: TCC
Título: Aprender brincando: o lúdico na educação infantil
Autor(es): Silva, Luciana Pereira da
Primeiro Orientador: Barros, Emília Cristina Ferreira de
Resumo: O presente texto discute sobre como a importância do brincar para o desenvolvimento infantil tem ocupado espaço considerável no âmbito dos debates acadêmicos e, neles, estão presentes as discussões teóricas trazidas por Piaget (1999), Vygotsky (1997), Oliveira (2002), Kuhlmann (2000), Wallon (2007), Kishimoto (2006) e outros grandes defensores da ludicidade. O objetivo deste estudo foi a investigação do lúdico, através dos jogos, brinquedos e brincadeiras e como ele pode auxiliar no ensino para as crianças, bem como discutir e analisar como o ato de brincar é essencial para elas através de um levantamento teórico objetivando uma maior compreensão sobre a ludicidade no processo de ensino aprendizagem das crianças. Ao considerar esse recurso como desencadeador de aprendizagem, pelo qual a criança poderá construir o seu próprio conhecimento, buscamos um diálogo entre os teóricos estudados e a prática de sala de aula. Trata-se de uma pesquisa teórica de cunho bibliográfico de caráter descritivo e de abordagem qualitativa. Quanto à discussão do tema, pudemos concluir com a pesquisa que a inserção dos jogos, nos espaços escolares, vem acontecendo de modo progressivo e isso exige dos professores um estudo contínuo sobre as teorias que fundamentam a importância das brincadeiras e jogos na vida da criança e destes como uso pedagógico, o que não acontece de forma simples. O estudo é relevante na medida em que suscita a importância do lúdico para aprendizagem infantil e chama atenção dos professores para esta mesma importância, servindo de referência conceitual as práticas pedagógicas na Educação Infantil. O estudo conclui que o lúdico contribui para a melhoria do processo ensino-aprendizagem, e que toda criança tem direito de brincar e, por meio da brincadeira, ela aprende a conviver com as diferenças e lidar com conflitos que surgirem.
Abstract: The present text discusses how the importance of play for child development has occupied considerable space in the scope of academic debates and in them are present the theoretical discussions brought by Piaget (1999), Vygotsky (1997), Oliveira (2002), Kuhlmann (2000), Wallon (2007), Kishimoto (2006) and other great defenders of Ludicity. The objective of this study was to investigate the Ludicity, through games, toys and play and how it can help in teaching children, as well as discuss and analyze how the act of playing is essential for them through a theoretical survey aiming a greater understanding of the Ludicity in the teaching learning process of children. By considering this resource as a trigger for learning, through which children can build their own knowledge, a dialog between the theorists studied and classroom practice was sought. This is a theoretical bibliographical research of a descriptive and qualitative nature. As for the discussion of the theme, we could conclude from the research that the insertion of games in school spaces has been happening progressively, and this requires from teachers a continuous study on the theories that underlie the importance of games and play in the life of children and of these as a pedagogical use, which does not happen in a simple way. The study is relevant in that it raises the importance of play for children's learning and draws teachers' attention to this same importance, serving as a conceptual reference for pedagogical practices in early childhood education. The study concludes that play contributes to improving the teaching-learning process, that every child has the right to play, and that through play they learn to live with differences and deal with conflicts that arise.
Palavras-chave: Ludicidade
Educação infantil
Aprendizagem
CNPq: CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEM
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal da Paraíba
Sigla da Instituição: UFPB
Departamento: Educação
Tipo de Acesso: Acesso aberto
Attribution-NoDerivs 3.0 Brazil
URI: http://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/
URI: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20502
Data do documento: Jun-2021
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
LPS08072021.pdf1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons