Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20503
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorNascimento, Sílvia Raquel-
dc.date.accessioned2021-07-26T19:04:20Z-
dc.date.available2021-07-08-
dc.date.available2021-07-26T19:04:20Z-
dc.date.issued2021-06-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20503-
dc.description.abstractNo Abstractpt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-26T19:04:20Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SRN08072021.pdf: 3611910 bytes, checksum: 6dd7f5b00de3bff8f6f612eedec1d557 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-26T19:04:20Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) SRN08072021.pdf: 3611910 bytes, checksum: 6dd7f5b00de3bff8f6f612eedec1d557 (MD5) Previous issue date: 2021-06-17en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectEstratégias de ensino-aprendizagempt_BR
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectLivro didáticopt_BR
dc.subjectSujeito-leitorpt_BR
dc.titleEstratégias de ensino-aprendizagem em livros didático de língua portuguesa do 5º ano do ensino fundamental: o foco na acentuação gráfica. Brasil. 2021pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Ananias, Mauriceia-
dc.description.resumoO presente trabalho é uma pesquisa desenvolvida e apresentada ao Curso de Pedagogia – EAD da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em cumprimento aos requisitos para a avaliação no Componente Curricular Trabalho de Conclusão de Curso II – TCC II. Com a premissa de melhorar a qualidade do ensino de Língua Portuguesa - LP, será salientado que o foco no processo de ensino aprendizagem deve proporcionar estratégias para que o aluno possa compreender a LP em sua heterogeneidade e dinamicidade face às mudanças sociais, históricas, ideológicas e culturais, visando que tal questão seja algo bastante desejado pelo docente quanto ao trabalho desse objeto linguístico em sala de aula. Neste sentido, será abordado, na pesquisa, os processos de estratégias de ensino/aprendizagem e os efeitos de sentido da língua portuguesa sob os gestos de interpretação no livro didático(LD) de português. Esse trabalho de pesquisa foi elaborado com o objetivo de analisar os efeitos de sentido da língua como objeto de ensino-aprendizagem produzidos na apresentação e encadeamento das propostas de exposição do conteúdo Acentuação Gráfica às turmas do 5º ano do Ensino Fundamental; identificar os processos estratégicos apresentados pelo livro didático que sustentam tais efeitos de sentido e evidenciar as implicações desses efeitos e processos para o domínio das competências de emprego adequado dos acentos gráficos. O presente tem como justificativa a sua contribuição para o estudo da línguagem sob o discurso apresentado no LD de Português e as implicações dos gestos de interpretação da língua portuguesa nesses manuais face ao despertar das estratégias de aprendizagem do sujeito-aluno quanto ao estudo dos conhecimentos linguísticos apresentadas nos manuais didáticos. Assim, será observado que, apesar das diferenças, o modo como os dois livros didáticos apresentam o conteúdo enfocado na análise favorece o estabelecimento de confusão conceitual por parte de alunos, pois não mostra que a acentuação é um aspecto refletido na fala e as regras de acentuação na escrita. Marcando a importância dessa valoração e assinalando que a não diferenciação desses dois aspectos limita o processo de instrumentalização linguística dos alunos.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SRN08072021.pdf3,53 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons