Skip navigation

Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20504
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.creatorCruz, Helena Clarisse Marques-
dc.date.accessioned2021-07-26T19:21:10Z-
dc.date.available2021-07-09-
dc.date.available2021-07-26T19:21:10Z-
dc.date.issued2021-06-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpb.br/jspui/handle/123456789/20504-
dc.description.abstractThe main purpose of this paper is to analyze and propose the development of the practice of digital literacy and thus achieve better performance of students and teachers in basic education, in the relationship of reading and writing in the learning process, from the analysis of the teaching of literacy in basic education, its definitions, contributions and relationship between reading and writing. It explains the importance of digital literacy for a remote teaching of quality focused on the perception of particular methods and practices of reading and writing that come to move the need and difficulties encountered by teachers and students. The methodology used was qualitative field research, with the application of an investigative questionnaire, which sought to delimit and investigate the object. For the theoretical referential we used studies that deal with the relevance and contribution of digital literacy for the early years of elementary school for education and remote teaching, as well as authors such as: Buzato (2006), Kato (1986), Silva & Azevedo (2018), Kleiman (1995), Freitas (2010), Baldi (2012), Pannuti (2012), Délia Lerner (2007), Rosaura Soligo (2002), Rojo (2009), Ferreiro (1986), Teberosky (1986) among others. Through the research it was possible to analyze what teachers understand about the importance of digital literacy in the classroom and use it in their classes, with the understanding that it is fundamental to the child's learning and development.pt_BR
dc.description.provenanceSubmitted by Janete Duarte (janetesd@yahoo.com.br) on 2021-07-26T19:21:10Z No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HCMC09072021.pdf: 884385 bytes, checksum: 8431ed8826f6c7f52def88ecb76b6077 (MD5)en
dc.description.provenanceMade available in DSpace on 2021-07-26T19:21:10Z (GMT). No. of bitstreams: 2 license_rdf: 805 bytes, checksum: c4c98de35c20c53220c07884f4def27c (MD5) HCMC09072021.pdf: 884385 bytes, checksum: 8431ed8826f6c7f52def88ecb76b6077 (MD5) Previous issue date: 2021-06-22en
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal da Paraíbapt_BR
dc.rightsAcesso abertopt_BR
dc.rightsAttribution-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento digitalpt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleLetramento digital: abordagens sobre o ensino e sua contribuição nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.advisor1Dias, Daniele dos Santos Ferreira-
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo principal analisar e propor a desenvoltura da prática do letramento digital e assim alcançar o melhor desempenho dos alunos e professores na educação básica, na relação de leitura e escrita no processo de aprendizagem, a partir da análise do ensino do letramento na educação fundamental, suas definições, contribuições e relação entre a leitura e escrita. Explicita a importância do letramento digital para um ensino remoto de qualidade voltado para a percepção de particulares métodos e práticas de leitura e escrita que venham mover a necessidade e dificuldades encontradas pelos os professores e alunos. A metodologia utilizada foi à pesquisa qualitativa, de campo, com aplicação de um questionário investigativo, que buscou delimitar e investigar o objeto. Para o referencial teórico utilizamos estudos que tratam sobre a relevância e contribuição do letramento digital para os anos iniciais do ensino fundamental para a educação e ensino remoto, bem como autores como: Buzato (2006), Kato (1986), Silva & Azevedo (2018), Kleiman (1995), Freitas (2010), Baldi (2012), Pannuti (2012), Délia Lerner (2007), Rosaura Soligo (2002), Rojo (2009), Ferreiro (1986), Teberosky (1986) dentre outros. Através da pesquisa foi possível analisar o que as professoras compreendem sobre a importância do letramento digital nas salas de aula e a utilizam em suas turmas, com a compreensão de que ela é fundamental na aprendizagem e desenvolvimento da criança.pt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentEducaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFPBpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO::ENSINO-APRENDIZAGEMpt_BR
Aparece nas coleções:CE - TCC - Pedagogia à distância

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
HCMC09072021.pdf863,66 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons